ULisboa associa-se ao projeto "Lisbon Baby Lab"
Como é que os bebés aprendem a falar e a compreender a lÃngua? O que é que as crianças sabem sobre a linguagem, em especial sobre a sua lÃngua nativa – o Português –, nas diferentes fases do seu desenvolvimento? Estas são algumas das perguntas a que o
Laboratório de Fonética & Lisbon Baby Lab do Centro de LinguÃstica da º£½Ç´óÉñ procurarão dar resposta.
Abrir o Lisbon Baby Lab, e a investigação nele desenvolvida, ao público pré-escolar e escolar, constitui o objetivo central do projeto. Pretende-se promover o envolvimento das crianças em atividades de investigação, explorando o tema da aquisição da linguagem. A relevância deste tema centra-se no facto de todas as crianças serem falantes de pelo menos uma lÃngua, que foram adquirindo desde que nasceram. Como é que isso aconteceu? No laboratório, as crianças serão convidadas a brincar aos cientistas, podendo desempenhar vários papéis no teatro da investigação, do cientista que desenha um estudo experimental para testar uma hipótese ou responder a uma pergunta, ao sujeito participante numa tarefa experimental. Ao sensibilizar as crianças (e os seus educadores) para a importância do conhecimento cientÃfico no domÃnio da aquisição da linguagem, de modo interactivo, estamos a intervir precocemente na relação da comunidade com o processo de investigação cientÃfica e a aproximar as crianças da produção de conhecimento cientÃfico. O projeto realizar-se-á entre os meses de janeiro e maio de 2015. As visitas das Escolas acontecerão entre os dias 9 e 20 de março de 2015.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notÃcias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!