O que é ser economista e gestor?
De 4 a 8 de julho de 2016
ٱپԲáDz: alunos que vão frequentar o 10.º, 11.º ou 12.º anos no ano letivo 2016/2017.
Instituto Superior de Economia e Gestão
Rua do Quelhas, 6 | 1200-781 Lisboa
N.º de vagas: 35
As empresas são como os organismos vivos: nascem, crescem, adoecem e também morrem. Precisam de permanente atenção de especialistas para que a sua vida seja saudável. E intervir quando é preciso, com os instrumentos adequados. O gestor é o especialista que tem essa função. Mas as empresas são as células vivas de uma economia, onde também participam os consumidores e o Estado. Quando juntamos todos, e vemos o seu funcionamento conjunto, temos problemas acrescidos: de gestão das economias. Nesta semana vamos ver como tudo isto funciona. Vamos ouvir especialistas, ver filmes e visitar empresas. Enfim, vamos ver como funciona a economia. É o que significa ser economista e gestor nessa economia. Vem ver e participar.
ǴǰԲçã: Prof.ª Doutora Maria Rosa Borges
Outros Programas da 2.ª Semana
Atividades
Quando for grande quero ser como tu
Entrevista a um conjunto de economistas e gestores convidados para esta sessão em que vão falar sobre o que fazem nas suas profissões e de histórias que se tenham passado nas suas vidas profissionais, curiosidades do tempo que passaram na Universidade e no começo da sua vida profissional.
ǴǰԲçã: Departamento de Marketing
Perdidos no convento
Jogo organizado nas instalações do ISEG que funciona como quebra-gelo e como peddy paper, permitindo aos participantes conhecer o campus.
Como funciona a Economia?
Sessão dedicada à Macroeconomia, com componente teórica e prática.
ǴǰԲçã: Prof. António Afonso
Quem faz a economia?
Sessão dedicada à Microeconomia.
ǴǰԲçã: Prof. Vítor Escária
Economistas de Bairro
Observamos a atividade económica vendo os agentes económicos a atuar (a trocar um bem ou serviço, a trabalhar, a produzir um bem, etc). E podemos registar essa atividade através de uma boa fotografia. Mas também observamos a atividade económica através de estatísticas. E podemos registá-la através de uma tabela ou de um gráfico. Vamos experimentar as duas linguagens. Vamos (em sala) ouvir falar e trabalhar com estatísticas. E vamos também, fora da Escola, registar fotos que consideremos representativas da atividade económica, tal como as vemos. E vamos fazer um portfólio, em grupo, para mostrar no último dia. Será essa a apresentação que constitui o trabalho de grupo.
ǴǰԲçã: Prof. Vítor Escária e Dra. Sofia Tempero, com o apoio da Dra. Filomena Ferreira
Não estamos sozinhos no mundo
Workshop sobre economia e política económica internacional.
ǴǰԲçã: Prof. Manuel Ennes Ferreira
Visita ao Museu do Dinheiro
Visita ao Ministério das Finanças
Visita guiada às instalações e breve explicação sobre a atividade do Governo e do Ministério das Finanças.
Já tenho uma empresa, agora vou mostrá-la ao mundo!
Workshop de Marketing.
ǴǰԲçã: Prof. Cristina Baptista e Patrícia Tavares
Queres ser chefe ou líder?
Workshop de liderança e tomada de decisão.
ǴǰԲçã: Prof. João Pargana
Do tostão ao milhão... ou ao tostão outa vez!
Sessão dedicada à temática dos mercados financeiros.
ǴǰԲçã: Prof. João Duque