Pedro José da Cunha

Pedro José da Cunha formou-se na Escola Politécnica de Lisboa, em 1888, instituição onde iniciou funções docentes. Cientista prestigiado na área da Matemática, é um dos reitores que exerce funções durante um período mais longo, quase doze anos.
No decurso do seu I mandato, entre 1916 e 1928, houve inúmeros conflitos com o governo e mudanças na orientação política em relação à universidade. Mas a consolidação da Ǵ tornou-se irreversível e revelaram-se infrutíferas as tentativas, aqui e ali ensaiadas, nomeadamente no final do seu mandato, para regressar ao “monopólio coimbrão”. A sua visão era influenciada pelo modelo americano, centrado sobre a preparação para a vida prática. Também aqui não terá deixado de haver a influência de António Sérgio e das teses da Seara Nova.
Pedro José da Cunha defendia a existência de uma única universidade em Lisboa que conciliasse uma vertente humanística com outra técnica. Por conseguinte, considerava útil a integração, na Ǵ, do Instituto Superior Técnico, do Instituto Superior de Comércio, do Instituto Superior de Agronomia e da Escola de Medicina Veterinária.