Inauguração da exposição "Imaginar a Cidade 1995-2015"
DESENHAR A CIDADE desenho iniciado em 1995, para o evento Lisboa Fora de Horas, organizado pelo Centa, Centro de Estudos de Novas Tendências ArtÃsticas, trabalhado em 2012 para integrar a exposição POST pombalino IT, e de novo em 2015 para a presente exposição.
VIVA A CIDADE um desenho de uma visão panorâmica de uma Lisboa fora do tempo, com colinas emergindo na paisagem entre vales construÃdos. Um desenho que reflecte o contraste entre a cidade densa e labirÃntica e a cidade dos espaços abertos e contÃnuos que se estendem ao longo da margem do rio. Um desenho fora do tempo do planeamento, do tempo das regras da ciência e das ciências das regras, da proibição, da inibição, da segregação, da separação. Uma cidade que reivindica a cidade dos ambientes, versus a cidade do ambiente, a cidade do cheiro, versus a cidade inodora, a cidade do ruÃdo, versus a cidade do silêncio, a cidade do convÃvio versus a cidade do isolamento, a cidade da partilha versus a cidade do individualismo, a cidade da vida, versus a vida na cidade, a cidade inventada versus a cidade controlada.
CELEBRAR A CIDADE um desenho que ilustra a cidade do planeamento aberto e estruturante, versus a cidade do planeamento fechado e impositivo. Um desenho que reivindica a espontaneidade e a liberdade que no passado marcaram a construção e a apropriação da cidade.
Por ocasião desta exposição será lançado um livro, Post pombalino It, com desenhos
de , publicado pela editora °ä²¹±ô±ð¾±»å´Ç²õ³¦Ã³±è¾±´Ç.
Exposição patente ao público até 1 de novembro.
Data: 7 de outubro de 2015
Hora: 21h00
Local: Sala do Veado, Museu Nacional de História Natural e da Ciência da º£½Ç´óÉñ
Contactos
tel.: +351 213 921 810
www.museus.ulisboa.pt
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notÃcias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!