Estudos Africanos
A Licenciatura propõe-se oferecer uma formação científica pluridisciplinar de base, no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, para a graduação de quadros e especialistas em assuntos relacionados com a Áڰ. Pretende, desta forma, dotar os alunos de instrumentos que abram caminho para enfrentarem os desafios do mercado de trabalho num amplo âmbito de atividades: como assessores de empresas privadas e públicas; em organismos estatais e internacionais de cooperação; em organizações não-governamentais de desenvolvimento, de cooperação e de solidariedade social; em instituições ligadas à diplomacia e relações internacionais; em atividades económicas, sociais, culturais e pedagógicas.
Procura, também, contribuir para a construção do conhecimento nas diferentes áreas disciplinares envolvidas na Licenciatura na perspetiva da continuidade da formação em áreas de especialização de 2º e 3º ciclos de estudos.
Os licenciados desenvolvem actividades em organismos estatais e internacionais de cooperação, em organizações não-governamentais de desenvolvimento (ONGD), cooperação e de solidariedade social; em instituições ligadas à diplomacia e relações internacionais; na comunicação social; como assessores de empresas privadas e públicas com interesses em Áڰ, em organismos públicos e privados na área da cultura, e como investigadores.
Muitos licenciados em Estudos Africanos continuam a estudar. O curso a dá acesso aos mestrados e doutoramentos, sobretudo nas áreas de ᾱó de Áڰ, de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e de Linguística de Contacto, entre outras áreas das Humanidades e Ciências Sociais.
Concurso nacional de acesso
18 Português e uma das seguintes provas: 04 Economia ou 06 Filosofia ou 09 Geografia ou 11 ᾱó