Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Pessoas em reunião

Gestão de Informação Científica

A comunidade científica da ULisboa conta com diversas estruturas de apoio dedicadas ao fomento da investigação, desenvolvimento e inovação.

ULisboa Research Portal

 é um portal de acesso público criado para aumentar a visibilidade e o impacto da investigação e inovação na ULisboa. Através desta plataforma interativa é possível explorar a atividade de investigação e inovação da ULisboa, permitindo pesquisas por perfil individual de investigador, unidade ou texto livre. Além de proporcionar uma visão abrangente das áreas de conhecimento da ULisboa, o portal destaca as redes colaborativas que emergem das sinergias estabelecidas na Universidade e do seu impacto nos .

Os dados são geridos no sistema , parte integrante do ULisboa CRIS (Current Research Information System), oficialmente designado Sistema Integrado de Informação Científica da ULisboa (SIIC ULisboa). A plataforma SIIC ULisboa foi desenvolvida para facilitar a gestão da atividade científica de forma integrada, eficiente e harmonizada em toda a Universidade.

Enquanto face pública do SIIC ULisboa, este portal promove a transparência e acessibilidade da investigação realizada na ULisboa, reforçando a sua disseminação dentro e fora da instituição. Esta iniciativa visa não só dar maior visibilidade ao trabalho dos investigadores da ULisboa, mas também estimular novas colaborações e parcerias na comunidade científica e académica.


Obter perfil individual

Todos os investigadores da ULisboa podem ter a sua produção científica registada no sistema Pure, beneficiando de um perfil individual visível no . No entanto, a atribuição de contas de utilizador é limitada e definida por cada Escola, que segue boas práticas internas, priorizando investigadores com produção científica regular. Para aqueles sem acesso direto, a inserção de dados é assegurada pelo editor local.

Aceder ao perfil individual

Os investigadores da ULisboa podem obter acesso a um perfil individual no Pure utilizando o e-mail institucional e credenciais, através do link disponibilizado:

Manual de Apoio

Documentos de Apoio

O integra e disponibiliza informação sobre a produção científica da Universidade, com o apoio dos investigadores e de uma rede técnica de especialistas. Através do sistema , reúne dados sobre publicações, projetos, prémios, atividades e outras tipologias de produção científica, fortalecendo a visibilidade e o impacto da ULisboa no panorama global da investigação e proporcionando uma visão abrangente da investigação a nível individual, departamental, das unidades de investigação e da própria Universidade.

A ULisboa utiliza um conjunto de ferramentas da Elsevier na gestão da sua informação científica. A conecta-se com o sistema , que, por sua vez, exporta dados para a ferramenta de research intelligence e os disponibiliza no portal público . Para além da ligação à , e a outras bases de dados online indexadas, este ciclo requer, numa primeira fase, a importação a partir de sistemas fonte. Posteriormente, a manutenção dos perfis requer a intervenção dos docentes/investigadores afiliados à ULisboa (com conta de acesso ao Pure) para atualização e melhoria dos seus perfis.

O processo de validação tem como objetivo assegurar a qualidade e robustez dos dados, permitindo que as diversas partes interessadas, tanto internas quanto externas, beneficiem deste ciclo para a elaboração de relatórios com base na informação disponível no Pure e apresentada no portal público.

Para garantir a uniformidade do processo em toda a ULisboa e assegurar a fiabilidade dos dados extraídos, foram estabelecidos pressupostos, apresentados no documento da Política e Gestão e Informação Científica (brevemente disponível), relativamente a pessoas, resultados de investigação e outros conteúdos no sistema Pure.

O sistema  está integrado no ecossistema nacional e europeu de ciência por meio de sincronizações automatizadas de interoperabilidade. Na ULisboa, o  é o sistema principal, onde os dados devem ser inicialmente carregados, para posteriormente serem reutilizados no preenchimento automatizado de outros sistemas, em conformidade com as boas práticas internacionais.

O  oferece ferramentas para a curadoria e gestão da informação científica de cada investigador, facilitando a elaboração de relatórios em diversos níveis na ULisboa e permitindo a reutilização individual dos dados registados.

Além disso, o  pode alimentar dinamicamente os websites internos das Escolas da ULisboa e suas Unidades de Աپçã, sincronizando listas de publicações e perfis personalizados de investigadores.

O sitema  comunicará com os seguintes sistemas, exportando informação:

  •  portal público
  • Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal e no
  • portal da Comissão Europeia
  • (diretamente ou via e )
  • Sistemas CRIS locais (Biblios, Scholar, etc).

A rede  nacional pretende recolher, armazenar, gerir, preservar e permitir o acesso a toda a produção científica, humanística e cultural da ULisboa. A inserção e validação obrigatória da produção no , permite a existência de um automatismo diário em que todos os documentos inseridos nesse sistema migrem para os repositórios. Isto permite o cumprimento do mandato de acesso aberto, através do envio automatizado das publicações validadas no  em Open Access para a rede nacional e da Comissão Europeia.

O  é totalmente interoperável com o e o , permitindo que todo conteúdo carregado no  seja exportável para aquelas plataformas. Assim, o SIIC está em linha com o – sistema nacional de gestão curricular de ciência, permitindo aos investigadores da ULisboa alimentar o seu perfil com os dados carregados no .

A é uma base de dados que indexa produção científica, permitindo a pesquisa e análise de investigação em diversas áreas. A ULisboa tem acesso a uma subscrição Scopus, permitindo a cada investigador autenticar-se, e recomenda a sua utilização como fonte preferencial para a importação de dados no Pure, garantindo um maior volume e qualidade de informação. A integração com a Scopus enriquece os registos no Pure e nos sistemas associados, como o , , websites institucionais e outras ligações.

Melhorar o perfil Scopus individual

A Scopus como base de dados permite melhorar de modo autónomo a informação do perfil individual do investigador através da ferramenta . Caso surjam dúvidas ou questões, poderá solicitar apoio junto do editor Pure local.

O é a plataforma oficial de research intelligence na ULisboa, que permitem fornecer dados para relatórios estratégicos e de apoio à decisão. A ULisboa tem acesso a uma subscrição individual do , permitindo a cada investigador autenticar-se e consultar o perfil instucional e o seu perfil indexados na .

As análises bibliométricas são realizadas com base nas publicações validadas pelas Unidades Organizacionais no Pure, com períodos e indicadores específicos que poderão ser consultados no documento de Política e Gestão de Informação Científica (brevemente disponível).

O Digital Object Identifier (DOI) é um identificador digital persistente e interoperável, composto por um código alfanumérico com prefixo e sufixo, que garante uma ligação única e duradoura a um objeto digital e à sua informação associada.

A atribuição de um DOI inclui metadados descritivos, facilitando a indexação, pesquisa e recuperação, aumentando assim a visibilidade dos objetos digitais na web.

A ULisboa, através das suas Escolas e Unidades de Աپçã, disponibiliza um serviço gratuito de emissão de DOI, ao abrigo do protocolo da com a agência .

Solicitar a emissão de um DOI

Consulte o Guia Prático e a Declaração de Autor no processo de atribuição de DOI.

Contacte o interlocutor/serviço responsável pela atribuição do DOI na respetiva Escola e/ou nas Unidades de Աپçã associadas. Em caso de dúvidas contacte a equipa da Reitoria através do seguinte email bibliotecas@reitoria.ulisboa.pt.

A correta afiliação institucional garante o reconhecimento da produção científica da ULisboa, impactando diretamente a visibilidade, financiamento e indicadores de desempenho da Universidade. De notar que docentes, investigadores, bolseiros ou estudantes da ULisboa ou das suas Escolas e Unidades de Աپçã associadas devem seguir as diretrizes para a correta afiliação à ULisboa e utilização dos endereços institucionais na produção científica (Despacho n.º 235/2016).

Para dúvidas sobre acesso ao Pure ou sobre o conteúdo apresentado no , contactar a equipa de suporte local em cada Escola ou da Reitoria.