Apoio à Ciência Aberta
A ULisboa apoia a Ciência Aberta por uma maior divulgação e alcance do conhecimento produzido.
No âmbito da promoção e da abertura da ciência, o consórcio (Biblioteca do Conhecimento Online), subscrito pela ULisboa, negociou os com os editores, proporcionando condições mais favoráveis à publicação em acesso aberto, para os autores com afiliação a instituições que pertençam ao consórcio, tais como períodos de embargo, descontos em APCs (Article Processing Charge) e isenção de taxas de publicação.
Como resultado da publicação de artigos científicos em acesso aberto destaca-se que a ULisboa, através das suas Escolas, Unidades e I&D e Laboratórios Associados, garantiu o maior número absoluto de publicações em acesso aberto em Portugal, de que resulta uma afetação global de 24% face à totalidade de publicações de universidade portuguesas, e uma afetação global de 22% face à totalidade de publicações de instituições de ensino portuguesas, respetivamente.
Neste âmbito, importa garantir a correta afiliação, tal como o foi estabelecida pelo , de 22 de dezembro.
O processo de implementação da publicação em acesso aberto com cada uma das editoras manter-se-á atualizado pelo Departamento de Arquivo, Documentação e Publicações, junto do interlocutor responsável de cada uma das Escolas.
A ULisboa coloca também ao dispor da comunidade científica acesso ao Serviço de Pesquisa Bibliográfica da ULisboa, uma ferramenta que permite a pesquisa através de um único ponto de acesso, de todos os recursos da ULisboa e das suas Escolas.
O Catálogo Coletivo da ULisboa permite efetuar pesquisas nas coleções das várias unidades orgânicas da instituição, distribuídas pelas suas 18 Escolas e pelas Unidades Especializadas da Universidade, os Museus e o Instituto de Աپçã Científica Tropical.
Através da sua participação na – a ULisboa disponibiliza o e o Manual de Boas Práticas para a Ciência Aberta e Inovação da Unite!.
No âmbito do Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Աپçã (PNCADAI), a ULisboa está a desenvolver o Centro iRe:Search, dedicado ao apoio à ciência aberta e, em particular, à gestão de dados de investigação FAIR.
As atividades centram-se em dois eixos principais:
- Diagnóstico de dados científicos: levantamento e análise dos conjuntos de dados existentes na ULisboa, identificação de boas práticas, avaliação do alinhamento com os princípios FAIR e definição de recomendações estratégicas, com base em cinco projetos-piloto representativos da diversidade de dados de investigação da ULisboa e da articulação com outras iniciativas, nomeadamente de dados abertos na Administração Pública e empresas.
- Política institucional de dados: elaboração de uma política para a gestão e partilha de dados de investigação, produção de materiais informativos, ações de formação e criação de um canal de apoio técnico à comunidade académica.
Este projeto visa reforçar a literacia em ciência aberta, promover práticas sustentáveis de gestão de dados e alinhar a ULisboa com os standards nacionais e internacionais, favorecendo o alinhamento com os princípios FAIR e potenciando a colaboração e o impacto da investigação.
Equipa de Աپçã
- Alexandre Francisco,
- Ana Luísa Rodrigues,
- Ana Moutinho,
- Ana Silva Rigueiro, Reitoria
- Analiza Silva,
- Carlos Assunção,
- Cátia Pesquita,
- Cecília Rodrigues (IR), Reitoria
- Duarte Marques,
- Filipa Afonso,
- Guilherme Grillo,
- Hugo Botelho,
- Isabel Marcos,
- João Costa,
- José Borbinha,
- José Lino Costa,
- José Luís Zêzere,
- Lígia Figueiredo,
- Mafalda Santos,
- Margarida Santos-Reis,
- Maria Dulce Domingos, Reitoria
- Paula Costa,
- Paulo Nogueira,
- Pedro Borrego,
- Pedro Moura Ferreira,
- Rita Guedes,
- Rui Bess,
- Rui Figueira,
- Sérgio Guerreiro,
- Susana Henriques,

O é um consórcio nacional criado para implementar o Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados de Աپçã Abertos (PNCA DAI), promovido pela FCT. O projeto visa estruturar uma rede de apoio à gestão de dados de investigação (GDI), através de três centros de competência em políticas, formação e curadoria de dados, promovendo uma cultura alinhada com os princípios FAIR e com a European Open Science Cloud (EOSC).
Inclui ainda uma plataforma de capacitação e um programa de formação para curadores, gestores de repositórios e administradores de dados, centrado num Hub colaborativo que dinamiza a rede portuguesa de apoio à GDI.
Mais informação sobre formação re.Data .
Também está disponível a nova edição de outono de 2025 de sobre gestão de dados de investigação da , parceiro . A série de outono inclui temas como Electronic laboratory notebooks for research data workflow, Reproducible research with AI tools, Artificial intelligence and responsible conduct of research, and Digital Services Act and researcher data access.
Conheça o site de apoio ao cumprimento da
Consulte os passos a seguir para garantir a
Ciência Aberta
Informação Relacionada