Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Iniciativas

Apoio à Ciência Aberta

A ULisboa apoia a Ciência Aberta por uma maior divulgação e alcance do conhecimento produzido.

No âmbito da promoção e da abertura da ciência, o consórcio (Biblioteca do Conhecimento Online), subscrito pela ULisboa, negociou os com os editores, proporcionando condições mais favoráveis à publicação em acesso aberto, para os autores com afiliação a instituições que pertençam ao consórcio, tais como períodos de embargo, descontos em APCs (Article Processing Charge) e isenção de taxas de publicação.

Como resultado da publicação de artigos científicos em acesso aberto destaca-se que a ULisboa, através das suas Escolas, Unidades e I&D e Laboratórios Associados, garantiu o maior número absoluto de publicações em acesso aberto em Portugal, de que resulta uma afetação global de 24% face à totalidade de publicações de universidade portuguesas, e uma afetação global de 22% face à totalidade de publicações de instituições de ensino portuguesas, respetivamente.

Neste âmbito, importa garantir a correta afiliação, tal como o foi estabelecida pelo , de 22 de dezembro.

O processo de implementação da publicação em acesso aberto com cada uma das editoras manter-se-á atualizado pelo Departamento de Arquivo, Documentação e Publicações, junto do interlocutor responsável de cada uma das Escolas.

A ULisboa coloca também ao dispor da comunidade científica acesso ao Serviço de Pesquisa Bibliográfica da ULisboa, uma ferramenta que permite a pesquisa através de um único ponto de acesso, de todos os recursos da ULisboa e das suas Escolas.

O Catálogo Coletivo da ULisboa permite efetuar pesquisas nas coleções das várias unidades orgânicas da instituição, distribuídas pelas suas 18 Escolas e pelas Unidades Especializadas da Universidade, os Museus e o Instituto de Աپçã Científica Tropical.

Através da sua participação na – a ULisboa disponibiliza o e o Manual de Boas Práticas para a Ciência Aberta e ԴDZçã da Unite!.

No âmbito do Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Աپçã (PNCADAI), a ULisboa está a desenvolver o Centro iRe:Search, dedicado ao apoio à ciência aberta e, em particular, à gestão de dados de investigação FAIR.

As atividades centram-se em dois eixos principais:

  • Diagnóstico de dados científicos: levantamento e análise dos conjuntos de dados existentes na ULisboa, identificação de boas práticas, avaliação do alinhamento com os princípios FAIR e definição de recomendações estratégicas, com base em cinco projetos-piloto representativos da diversidade de dados de investigação da ULisboa e da articulação com outras iniciativas, nomeadamente de dados abertos na Administração Pública e empresas.
  • Política institucional de dados: elaboração de uma política para a gestão e partilha de dados de investigação, produção de materiais informativos, ações de formação e criação de um canal de apoio técnico à comunidade académica.

Este projeto visa reforçar a literacia em ciência aberta, promover práticas sustentáveis de gestão de dados e alinhar a ULisboa com os standards nacionais e internacionais, favorecendo o alinhamento com os princípios FAIR e potenciando a colaboração e o impacto da investigação.

Também está disponível a nova edição de primavera de 2025 de sobre gestão de dados de investigação da , parceiro .

Conheça o site de apoio ao cumprimento da

Consulte os passos a seguir para garantir a