Estrutura Formativa
Os PerCursos Singulares não conferem grau académico, não exigem requisitos prévios e assentam numa estrutura flexível e personalizada.
Atendendo às áreas do saber oferecidas pela Ǵ (ULisboa), foram concebidos em 4 grandes áreas – Ciências Exatas e da Engenharia, Ciências da Vida e da Saúde, Ciências Naturais e do Ambiente, Artes, Humanidades e Ciências Sociais – através da frequência de unidades curriculares isoladas que integram o plano de estudos de diferentes licenciaturas das 19 Escolas da ULisboa.
Cada grande área agrega em si um conjunto de unidades curriculares, cabendo aos estudantes, devidamente aconselhados e orientados por especialistas na área, a escolha daquelas que integrarão o seu PerCurso, enquanto plano curricular individual.
Os PerCursos ã Singulares, como:
- O PerCurso do Óscar que vibrava com teatro, música, dança e que era um comunicador nato.
- O PerCurso do Luís que sonhava programar.
- O PerCurso da Joana que queria perceber como as pessoas pensam, sentem e aprendem.
- O PerCurso da Rita que tinha uma preocupação imensa com o meio ambiente.
- O PerCurso do Pedro que se debatia pelos direitos humanos e se preocupava com as pessoas e a comunidade.
- O PerCurso da Filipa que adorava desenho e tinha no seu traço uma precisão extrema.
A avaliação nos PerCursos Singulares é entendida como uma ferramenta de motivação e reconhecimento.
Privilegia-se a avaliação qualitativa, narrativa e individualizada que permite olhar para o processo de aprendizagem e não apenas para um resultado final. Com enfoque nas competências que os alunos vão desenvolvendo, e através do feedback periódico, é possível o reconhecimento de conquistas individuais que potencia a motivação e promove a autoconfiança e autoestima.
A avaliação qualitativa pode ser complementada com a avaliação quantitativa, objetiva e simples, sempre que um estudante que revele potencial assim o queira.
A conclusão de um PerCurso Singular exige a obtenção de um número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, e a realização de um estágio de inserção na vida ativa, com uma configuração semelhante a um estágio profissional. Está prevista a realização de um:
- Número mínimo de ECTS, num total de 30 ECTS;
- Número máximo de ECTS, num total de 60 ECTS.
A conclusão de um PerCurso Singular é certificada pela Ǵ, mediante a emissão de um certificado, explicitando as unidades curriculares completadas e respetivos créditos, assim como as competências desenvolvidas.
A certificação de um PerCurso Singular reveste-se de valor académico, ao reconhecer como adquiridas aprendizagens e competências, de valor pessoal, ao reforçar a identidade e autoestima, e profissional, abrindo portas ao mercado de trabalho e à formação contínua.
- Frequência de um PerCurso Singular com 60 ECTS: 750,00€ (a este valor acrescerá o seguro escolar)
- Frequência de um PerCurso Singular com 30 ECTS: 375,00€ (a este valor acrescerá o seguro escolar).
O pagamento será efetuado em prestações semestrais.