Ǵ

Skip to main content

Diretor da FM vai ser o novo presidente da European Heart Agency

O cardiologista Fausto Pinto, diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN) e da (FM) da Ǵ (ULisboa), vai assumir a presidência da European Heart Agency, a delegação da Sociedade Europeia de Cardiologia em Bruxelas, durante o Congresso Europeu de Cardiologia, evento que tem início no próximo fim-de-semana, em Roma.

Na sua opinião, esta agência da SEC, aberta há três anos e localizada junto do complexo do Parlamento Europeu, tem um impacto "extremamente importante" em termos de advocacia, nomeadamente nas relações com os decisores políticos e outros que estão sediados na cidade, já que "a ciência não é suficiente para parar a epidemia das doenças cardiovasculares".

Em declarações, o diretor da FM explica que vai assumir esta e outras funções enquanto "past president" da SEC. Tal vai ocorrer quando concluir o mandato de dois anos como presidente desta sociedade científica, o que acontece por ocasião do próximo Congresso Europeu de Cardiologia, que terá início no próximo fim-de-semana e que decorrerá de 27 a 31 de agosto.

Entre um conjunto de atividades, irá desenvolver, por exemplo, o projeto “Atlas de Cardiologia”. Segundo o cardiologista, “representa um trabalho imenso de coordenação” e vai permitir ter dados concretos sobre mais de 40 países membros da SEC.

Também a European Heart Academy irá merecer a sua atenção. Através deste projeto da European Heart Agency estão a ser organizados quatro cursos em colaboração com grandes universidades europeias, como a universidade de Zurique, a London School of Economics and Political Science e a Universidade de Maastricht, alguns dos quais conducentes a graus universitários (mestrado, por exemplo).

Fausto Pinto passará também a ser representante da SEC na World Heart Federation, onde a Sociedade é parceira estratégica. Desta forma, após deixar a presidência da SEC, o seu envolvimento em termos da Cardiologia a nível mundial irá continuar bastante intenso, como o próprio explica: “Embora aliviado de algumas funções presidenciais, terei outras que me manterão em contacto com a atividade cardiológica em termos mundiais”.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Latest news

The University of Lisbon reinforces its national leadership in research
‘Memórias do Sagrado’ exhibition opens at the IGOT-ULisboa Art Space
Intensive Swimming Lessons for people over 65 | Applications Now Open