Participação do IST com bronze na Youth America's Cup
A equipa ROFF/Cascais Sailing Team, representante portuguesa na Youth America's Cup, de que fazem parte um aluno e um ex-aluno do (IST), da º£½Ç´óÉñ (ULisboa), conseguiu um brilhante terceiro lugar na primeira edição da prova, que se disputou em São Francisco.
Durante quatro dias, entre 1 e 4 de setembro, as dez melhores equipas de velejadores entre os 19 e os 24 anos juntaram-se para participar nesta competição, uma espécie de "Liga dos Campeões da vela", explicou António Mello, estudante de Engenharia Naval, na altura da qualificação. "É o sonho de qualquer velejador".
O conjunto nacional, formado por António e João Mello, Manuel Arriaga e Cunha (antigo aluno do IST, no mesmo curso), Ricardo Schedel, João Matos Rosa e Paulo Manso, terminou a competição com 44 pontos, apenas a um do segundo classificado, a Full Metal Jacket Racing (Nova Zelândia). Em primeiro lugar, ficou outra equipa kiwi, a New Zealand Sailing with ETNZ.
Ao longo da competição, a ROFF/Cascais Sailing Team venceu uma regata (a terceira), e alcançou um 3.º e um 2.º lugar - este, conseguido na última corrida, recuperando de uma penalização por largada antecipada.
"Entrámos [na sétima e última regata] em 5.º lugar na água, mas não baixámos a guarda, lutámos até ao fim e conseguimos acabar no terceiro lugar", explicou António Mello. "É fantástico, estamos muito contentes com esta oportunidade."
Apesar desta conquista, o futuro destes jovens - e promissores - velejadores é incerto: "Ainda não temos planos, mas estamos abertos a novos projetos", disse o skipper, no final do torneio, que se disputou no mesmo circuito e com os mesmos barcos - AC45 - que a America's Cup.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notÃcias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!