Ǵ

Skip to main content
Entrepreneurship
Research and Development

Portugal assume presidência do EUROAGRI

O programa aprovou na última reunião de representantes de alto nível, as novas linhas programáticas para o EUROAGRI – rede estratégica dedicada ao setor agroalimentar – indicando Portugal para a Presidência.

A Presidência, assumida a 1 de Setembro, pelo  da Ǵ tem a colaboração operacional da  numa estratégia para a dinamização de projetos de Investigação e Desenvolvimento orientados para o mercado.

O EUROAGRI é uma plataforma operacional estratégica do EUREKA, iniciada em 1991, focada na promoção de parcerias europeias para a inovação no setor agroalimentar. No âmbito do EUROAGRI foram desenvolvidos alguns produtos que hoje são de utilização comum, como as saladas prontas a comer (E!1975 Greentec), as maçãs fatiadas e prontas a comer ou a redução substancial de químicos no armazenamento de arroz (E!3747 IPM-Rice), citando apenas exemplos que envolveram competências portuguesas.

"Em Bergen, os 43 países do Eureka, aprovaram as novas linhas programáticas do EUROAGRI até 2018 – E!9159 Euroagri Foodchain 2 – alargando a influência do EUROAGRI para além do alimentar, permitindo agora apoiar também os projetos de consórcios internacionais nas diferentes áreas relacionadas com a bioeconomia, resultante da interação do Homem com o meio”, referiu João Santos Silva, atual Chairman do EUROAGRI.

A valorização das tecnologias europeias em mercados emergentes e a dinamização das normas de segurança e qualidade alimentar europeias noutros mercados, será também um dos objetivos a atingir pelo EUROAGRI. A escolha de Portugal teve em consideração, entre outros fatores, o histórico de interação científica com a América Latina e a proximidade com mercados em crescimento como o dos países lusófonos.

Com esta nova agenda serão incentivadas as sinergias com outras redes de inovação europeias, esperando o reforçar a articulação com as Plataformas Tecnológicas Europeias (ETPs), o Instituto Europeu de Tecnologia (EIT) e a Rede de Investigação e Inovação das Regiões Europeias (ERRIN), nos esforços conjuntos para a promoção da competitividade europeia nas áreas agroalimentares.

O  é uma iniciativa intergovernamental de apoio à inovação europeia que remonta a 1985, integrando Portugal o grupo dos países fundadores. Tem como principal objetivo estimular a produtividade e a competitividade da indústria europeia, promovendo a ligação entre as empresas e as instituições de Investigação e Desenvolvimento para atividades articuladas de Inovação. O EUREKA conta atualmente com 43 países europeus, a Comissão Europeia e 3 países associados (África do Sul, Canadá e Coreia do Sul).

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Latest news

The University of Lisbon reinforces its national leadership in research
‘Memórias do Sagrado’ exhibition opens at the IGOT-ULisboa Art Space
Intensive Swimming Lessons for people over 65 | Applications Now Open