HIPERDERME
Exposição do artista Francisco Trêpa. Depois de uma visita ao laboratório de taxidermia

A estrutura da exposição Hiperderme do artista plástico Francisco Trêpa, inicia-se com várias visitas à sala de Taxidermia do museu e conversas com os taxidermistas Pedro e a Ana, estes encontros inspiraram o Francisco a realizar as suas peças para além da pele. “De início, lembremos que a pele é meio de comunicação por excelência, verdadeira interface dentro/fora, membrana de trânsito e trocas com o que costumamos chamar de ‘meio ambiente’. Não se trata, portanto, de um mero invólucro ou embalagem."
A exposição remete-nos para os Gabinetes de Curiosidade, criados na Europa genericamente a partir do final do século XV é ao século XVIII. Eram salas onde se depositavam variadíssimos objectos de arte, instrumentos de ciência, animais, plantas e curiosidades ligadas às expedições realizadas ao novo mundo, onde o desejo de preservar, de abrigar, de proteger, assim como a exposição pública das colecções, conduziu à criação dos Cabinet d’Amateur que deram origem a grande parte dos museus.
.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes é ao seu email. Subscreva!