Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Congressos e DzԴڱêԳ

ᾱó da Edição: um balanço luso-brasileiro

ᾱó do Livro, ᾱó da Edição, Cultura Escrita, Cultura Gráfica, Cultura Impressa, Materialidade dos Textos. São vários os enunciados acumulados ao longo das últimas décadas para delimitar – com os seus matizes temáticos e metodológicos – os contornos dos estudos dedicados ao livro e à edição.

ᾱó da Edição: um balanço luso-brasileiro

Quarenta anos após a publicação de trabalhos seminais na constituição de um amplo e diverso espaço de conhecimento, como os de Henri-Jean Martin e Roger Chartier ou de Laurence Hallewell, as ferramentas e métodos de tratamento documental oferecidos pelo mundo digital, assim como um alargamento do espaço sociopolítico-cultural, parecem indicar um momento de inflexão que nos convida a fazer um balanço. É este o principal propósito do Colóquio ᾱó da Edição: um balanço-luso-brasileiro, que propõe uma reflexão sobre o amplo e heterogéneo universo de abordagem da cultura escrita e publicada a partir do acto editorial como interposição mediadora e de construção sujeita a processos diversos na sua duração e a estruturas contingentes, constituídos estes processos e estruturas como observatórios. Observatórios que tornam possível gerar um acervo de conhecimento no quadro brasileiro e português da pesquisa efectuada e simultaneamente produzir uma perspetiva panorâmica desse conhecimento através da sua discussão em painéis específicos (Panoramas, Circulações e Materialidades). Com coordenação de Nuno Medeiros (FLUL) e Ana Utsch (UFMG) e participação de Roger Chartier, o colóquio reunirá investigadores brasileiros e portugueses cujo trabalho tem concorrido para configurar os termos e as direcções dos estudos em torno do livro e da edição.

.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes é ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

é
-
Online