I Seminário ᾱó das Coleções
A área da história de coleções encontra-se em franco desenvolvimento, tendo nos últimos anos vindo a público numerosos estudos, teses e artigos, quer em Portugal quer a nível internacional. A maior parte destes trabalhos fazem uso de abordagens cruzadas e interdisciplinares.
Com uma autonomia relativamente recente, a história de coleções não só ilumina a história das disciplinas representadas nas coleções como também a investigação contemporânea nas próprias disciplinas aí representadas, bem como os processos científicos associados à recolha e documentação; o trânsito de conhecimento e objetos entre pessoas, instituições e países; o comércio e as trocas comerciais e, mais geralmente, a história política e social, nas suas múltiplas vertentes.
Dada a importância e transversalidade da área, bem como a necessidade de a aprofundar e estruturar, o Museu Nacional de ᾱó Natural e da Ciência da Ǵ organiza, a partir deste ano e com edição anual, o Seminário de ᾱó de Coleções (SHC).
Com data marcada nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2014, o SHC1 é dedicado às coleções científicas do próprio MUHNAC, herdeiras de perto de 400 anos de estudo das ciências em Portugal e reveladoras das práticas e discursos produzidos nas instituições ancoradas no espaço da antiga colina da Cotovia: o Colégio jesuíta da Cotovia (1619), o Colégio dos Nobres (1761), a Escola Politécnica (1837) e a Faculdade de Ciências (1911).
Բçõ:&Բ;de 21 de julho a 14 de novembro
Regular: 30 euros
Estudantes: 20 euros
MUHNAC e ULisboa: gratuito
Pagamento por transferência bancária para: Ǵ (MUHNAC) / CGD NIB 0035 0824 0001020073037
Para confirmação da inscrição, envie o nome, instituição, comprovativo de pagamento, comprovativo de estudante (se aplicável) e NIF para recibo para: dfelismino@museus.ul.pt
Data: 19, 20 e 21 de novembro de 2014
Local: Muse Nacional de ᾱó Natural e da Ciência
Contactos
tel.: +351 213 921 879
e-mail: dfelismino@museus.ul.pt
www.mnhnc.ulisboa.pt
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!