Palestra: "Conhecer a Doença, Conhecer o Doente"
Para caracterizar uma doença temos que começar pela história clínica e seguir cada sintoma – onde, quando e como. Temos depois que observar o doente e pesquisar sinais físicos objetivos. E formula-se o problema e as hipóteses de diagnóstico. Os exames a pedir.
Tudo isto é uma equação que deve ser levada a cabo o mais rigorosa e sistematicamente possível, no tempo possível e no computador possível.
E onde está o doente, a pessoa? A pessoa não é a doença, é uma vida inteira com origem social, alegrias e desgostos, conflitos, zonas escondidas, segredos. Teremos então que nos perguntar se a doença é o principal ou se é uma parte da pessoa. E a pessoa no seu todo pode ser uma parte da compreensão da própria doença.
E quantas vezes a pessoa nos procura porque quer falar dela própria, a propósito da sua doença? Teremos empatia para a ouvir?
É neste âmbito que o projeto Narrativa & Medicina está a organizar uma palestra com a Professora Isabel do Carmo, da (FM) da Ǵ (ULisboa), com o tema "Conhecer a Doença, Conhecer o Doente."
Data: 28 de abril de 2016
Hora: 18h00
Local: Sala de Atos da Faculdade de Letras da Ǵ
Contactos
tel.: +351 217 920 092
e-mail
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!