Este é o último excerto da conversa que tivemos com Luís Bettencourt Sardinha e Pedro Júdice da Faculdade de Motricidade o Humana (FMH) da Ǵ, no âmbito do Dia Mundial da Atividade Física, que teve lugar no passado dia 6 de abril.
Atividade Física: Quais os benefícios da atividade física na terceira idade?

“Para além do aumento na esperança média de vida, os benefícios da atividade física na pessoa mais velha são essencialmente determinantes para a preservação de um bom funcionamento motor e cognitivo proporcionando uma melhor qualidade de vida.”, começam por nos dizer Luís Bettencourt Sardinha e Pedro Júdice.
A aptidão física está diretamente ligada ao aumento da independência funcional, que não só ajuda na realização das tarefas diárias, como previne o risco de quedas.
Salientam que “A aptidão física promovida pela atividades física é de tal forma importante que pode ser utilizada para prever a maior ou menor independência funcional aos 90 anos de idade”
Prosseguem afirmando que “Programas concebidos para preservar o equilíbrio, a massa óssea e a massa muscular são determinantes para a independência funcional. Mais importante ainda é a necessidade de se desenvolver a função muscular através de atividades dinâmicas e diversas que desenvolvam a coordenação neuromuscular “. Esta conjugação pode também retardar o declínio cognitivo e prevenir doenças de demência.
Concluem dizendo que “nunca é tarde para começar e é sempre cedo para desistir da atividade física. “ As pessoas mais velhas devem realizar, em média, 150minutos de atividade física de intensidade moderada por semana.”
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!