Projecto Hei-Pladi
O projeto HEI-PLADI – Higher Education Innovation in Plant Diversity: flexible learning paths for emerging labour market é o resultado de uma estratégia europeia de colaboração que procura relançar, de forma inovadora, o ensino da botânica a nível europeu. Financiado pelo programa ERASMUS+, ação K2, tem como objetivo fornecer conhecimentos transversais sobre a diversidade das plantas, avaliação, conservação, gestão e sustentabilidade de uso dos recursos vegetais. O projeto, direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação, está desenhado para proporcionar o aumento de competências científicas teóricas e práticas a jovens europeus interessados em atividades emergentes como o turismo ecológico profissional e a consultoria ambiental.
Coordenado pela Universidade de Molise (Itália), o Hei-PLADI envolve sete parceiros, que incluem universidades, jardins botânicos e centros de investigação, de seis países europeus. Portugal está representado pelo Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Ǵ (FCUL). Ao longo de três anos será implementado um programa de ensino flexível, sobre a gestão e conservação da diversidade vegetal, desenvolvido com base na mobilidade virtual (através de uma plataforma digital) e física, com trabalho prático de campo, em jardins botânicos, mas também em laboratórios, herbários e banco de sementes. Os estudantes poderão participar no programa global a oferecer pelo HEI-PLADI ou em módulos individuais de acordo com os seus interesses.
A equipa do Departamento de Biologia Vegetal da FCUL é coordenada pela Doutora Ana Isabel Dias Correia, assessorada pela Profª Dr.ª Maria Amélia Martins-Loução e conta com a Profª Manuela Sim-Sim e a Doutora Helena Cotrim.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!