Gianni Accasto

Gianni Accasto realizou os seus estudos de arquitetura na Universidade de Roma «La Sapienza», onde se graduou com louvor em 1968, orientado por Ludovico Quaroni. Foi galardoado com o Prémio do Presidente da República para a arquitetura, por indicação da Academia Nacional de San Luca em 1987.
Trabalhou em contexto universitário desde 1970, entre Sapienza, a Universidade de Régio da Calábria, e a Universidade Agostinho Neto em Luanda.
Foi Professor Catedrático de Projeto Arquitetónico desde 1990, e foi desde 1995 titular da Cadeira em Sapienza. Foi diretor do Instituto e presidente do Curso de Licenciatura em Régio e diretor do Curso de Aperfeiçoamento em Roma.
A partir de 2000 tornou-se o titular da Cadeira de Arquitetura de Interiores da Faculdade de Roma e presidiu à Área didática de Arquitetura de Interiores e Design.
Foi membro consultor do CIAUD (Centro de Աپçã em Arquitetura, Urbanismo e Design) da Faculdade de Arquitetura da Ǵ.
Esteve entre os pioneiros das atuais tendências de investigação sobre a arquitetura do século XIX e do Movimento Moderno. Publicou o ensaio «L’Architettura di Roma Capitale», a primeira investigação orgânica sobre a arquitetura de Roma dos últimos dois séculos.
Publicou ainda ensaios para a revista «Controspazzio», da qual foi editor, assim como para a «Eupalino», «Lotus» e outras revistas.
Dedicou um interesse especial aos problemas tipológicos e do habitat, com foco específico nos problemas de recuperação da arquitetura histórica e moderna no «terceiro mundo», aos quais dedicou programas de investigação em Angola e Moçambique.
Foi responsável científico pelo curso de mestrado PARES, sobre a recuperação de habitações de centros históricos.