ULisboa N.º 31
Os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões são o tema em destaque neste número da Revista ULisboa. Damos a palavra a Isabel Almeida e a João Figueiredo, professores camonistas da Faculdade de Letras responsáveis por várias iniciativas em torno do poeta.
Conversamos com Silvina Pereira, investigadora do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras e diretora artística do Teatro Maizum, que tem dedicado boa parte da sua carreira aos autores do século XVI.
Destaque ainda para outra evocação de grande significado, a dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, que aqui fica registada com a entrevista a Mariana Liz, professora em Estudos Fílmicos na Faculdade de Letras, e investigadora no Centro de Estudos Comparatistas, que olha para a relação entre o cinema e a revolução de Abril. Mas não é apenas de celebrações históricas que nos ocupamos neste número. Como sempre, olhamos também para o futuro e como a ULisboa se prepara para esse futuro. Na rubrica «Sobre» damos a palavra a Cecília Rodrigues, Vice-Reitora, que dá a conhecer o importante trabalho de promoção da inovação e do empreendedorismo na ULisboa que é realizado no Centro de Transferência de Tecnologia e Valorização do Conhecimento (TTC@ULisboa). Entrevistamos ainda João Graça, antigo aluno do Instituto Superior Técnico, um dos fundadores da Unbabel, empresa da qual é hoje o CTO, uma das mais conhecidas e bem sucedidas empresas portuguesas de novas tecnologias. E, como habitualmente, as «Quatro Coisas», desta vez por Rui Pina Coelho, e o «Quem lê por último», com a sugestão de Larissa Shotropa do livro Contra toda a Esperança, de Nadejda Mandelstam, uma edição de sucesso da Imprensa da Ǵ.