º£½Ç´óÉñ

Skip to main content
Research and Development

Coleções científicas consideradas infraestruturas estratégicas para Portugal

O consórcio PRISC - Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections - foi recomendado para integrar o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação, na categoria de máximo potencial científico e relevância estratégica.

Esta proposta, liderada pelo  (MUHNAC), da º£½Ç´óÉñ (ULisboa), congrega um consórcio constituído pelas Universidades de Lisboa, Porto, Coimbra e pelo Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT) e conta já com a associação de inúmeras entidades, como unidades de investigação, museus e municípios.

Tem como objetivos prestar serviços à comunidade científica no âmbito da organização, conservação/reserva, acessibilidade, exposição, consultadoria e formação em coleções científicas de todas as áreas, incluindo as humanidades. O PRISC pretende tornar as coleções científicas portuguesas acessíveis à comunidade de investigação, de forma a serem utilizáveis na investigação e ensino pós-graduado e na difusão da cultura científica.

É a primeira vez que as coleções, museus e património científico são considerados infraestrutura de investigação estratégica de um país, em resultado de um processo aberto desta natureza, com consulta pública, seguida de uma avaliação com as componentes científica e de política e desenvolvimento regional.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Latest news

The University of Lisbon reinforces its national leadership in research
‘Memórias do Sagrado’ exhibition opens at the IGOT-ULisboa Art Space
Intensive Swimming Lessons for people over 65 | Applications Now Open