Coleções cientÃficas consideradas infraestruturas estratégicas para Portugal
O consórcio PRISC - Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections - foi recomendado para integrar o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação, na categoria de máximo potencial cientÃfico e relevância estratégica.
Esta proposta, liderada pelo (MUHNAC), da º£½Ç´óÉñ (ULisboa), congrega um consórcio constituÃdo pelas Universidades de Lisboa, Porto, Coimbra e pelo Instituto de Investigação CientÃfica Tropical (IICT) e conta já com a associação de inúmeras entidades, como unidades de investigação, museus e municÃpios.
Tem como objetivos prestar serviços à comunidade cientÃfica no âmbito da organização, conservação/reserva, acessibilidade, exposição, consultadoria e formação em coleções cientÃficas de todas as áreas, incluindo as humanidades. O PRISC pretende tornar as coleções cientÃficas portuguesas acessÃveis à comunidade de investigação, de forma a serem utilizáveis na investigação e ensino pós-graduado e na difusão da cultura cientÃfica.
É a primeira vez que as coleções, museus e património cientÃfico são considerados infraestrutura de investigação estratégica de um paÃs, em resultado de um processo aberto desta natureza, com consulta pública, seguida de uma avaliação com as componentes cientÃfica e de polÃtica e desenvolvimento regional.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notÃcias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!