Equipa da FC desenvolve sistema solar passivo
Uma equipa de estudantes da (FC), da Ǵ (ULisboa), desenvolveu um protótipo de um sistema de seguimento solar passivo com o objetivo de aumentar a exposição solar de painéis solares. Sem motores e sem estar ligado à eletricidade, o seguidor acompanha o movimento aparente do Sol ao longo do dia, permitindo aumentar até 25% a radiação solar que chega aos painéis.
Esta revela-se uma alternativa simples e de baixo custo que aproveita a própria energia solar para orientar o painel sempre na direção certa. O princípio de funcionamento do Seguidor Solar Passivo é baseado na circulação de um fluido entre dois reservatórios estanques, protegidos por duas palas de alumínio que controlam a radiação solar que atinge os reservatórios. O fluido concentra‐se no reservatório mais frio, desequilibrando a plataforma na direção de onde vem a radiação solar. Em cada instante, o sistema coloca‐se portanto na direção do sol, a única que equilibra o peso dos reservatórios.
De acordo com a equipa, “o seguidor solar passivo é uma solução de seguimento solar de baixo custo e manutenção reduzida, com tecnologia acessível a todos, ideal para aplicações de energia solar em zonas remotas”. Os testes preliminares do protótipo no Campus Solar da FC permitiram confirmar que o Seguidor Solar Passivo aumentou em cerca de 10% a energia solar que chega ao painel, podendo este valor atingir valores bastante superiores como os já referidos, apenas recorrendo a otimizações mecânicas da estrutura.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!