Estudante da FC cria barómetro de eficiência energética da º£½Ç´óÉñ
Gheorge Dunca, aluno de mestrado da (FC), da º£½Ç´óÉñ (ULisboa), concebeu uma aplicação informática para avaliar o desempenho energético dos edifÃcios da universidade, uma ferramenta que pode ser usada, para o mesmo fim, por outras universidades.
O barómetro de eficiência energética - nome do projeto - é uma ferramenta que inclui informação de um determinado edifÃcio, num certo ano, sobre consumos de luz, gás, água, combustÃvel, papel, "toners" e tinteiros, assim como sobre recursos disponÃveis (por exemplo, torneiras redutoras de pressão), certificação energética, produção de energia renovável e o tipo de transporte usado por alunos, professores e funcionários para acederem ao local.
A ideia do autor é alargar a avaliação do desempenho energético a outras faculdades, a refeitórios, a residências de estudantes, a museus e ao Estádio Universitário de Lisboa. Com as devidas adaptações, o modelo, inicialmente projetado para os edifÃcios sob a alçada da ULisboa, pode ser usado para verificação da eficiência energética noutras universidades.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notÃcias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!