Galaxy Zoo abre as portas do Universo a 250 milhões de lusófonos
O (CAAUL), da (FC), da Ǵ (ULisboa), realizou a tradução e adaptação para português do , um projeto internacional de "ciência cidadã" que consiste numa plataforma online pioneira, que procura o envolvimento do público na classificação visual de milhões de galáxias.
Estando ultrapassada a barreira linguística, que segundo José Afonso, Diretor do , "é um sério obstáculo à promoção da ciência", a partir de agora qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, incluindo em Portugal, pode descrever objetos astronómicos que ainda não foram classificados, auxiliando dessa forma a investigação dos astrónomos sobre a evolução do Universo e contribuindo igualmente para a promoção da literacia científica.
O Galaxy Zoo existe desde julho de 2007 e está disponível em português desde o início do mês de abril. De acordo com informação obtida junto do , “agora, mais de 250 milhões de pessoas, em países como Angola e o Brasil, podem participar ativamente em descobertas científicas internacionais sem barreiras linguísticas ou de formação científica”.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!