Ǵ

Skip to main content
Research and Development

Investigador da FC participa na descoberta da galáxia mais luminosa do Universo Local

José Afonso, investigador da (FC) da Ǵ (ULisboa) e diretor do (CAA) da ULisboa, faz parte da equipa internacional de astrónomos que anunciou a descoberta da galáxia mais luminosa num raio de 2 mil milhões de anos-luz da Terra, com um brilho superior ao de 10 biliões de estrelas como o Sol.

A galáxia, designada por "IRAS 08572+3915", é conhecida há 30 anos (desde as observações com o telescópio espacial de infravermelhos IRAS), mas só agora foi possível concluir que esta é, provavelmente, a galáxia mais luminosa do Universo Local. Esta conclusão foi possível através de uma análise detalhada das observações feitas com os Telescópios Espaciais Herschel (da Agência Espacial Europeia) e Spitzer (da NASA).

O grupo de cientistas envolvidos na descoberta inclui 19 astrónomos provenientes de universidades da Europa e dos Estados Unidos da América, sendo liderado por Andreas Efstathiou da Universidade Europeia de Chipre.

Segundo José Afonso, "esta é uma das galáxias mais extremas que conhecemos no Universo. A sua proximidade permite-nos compreender os processos que marcam a evolução de uma galáxia ao longo dos quase 14 mil milhões de anos da história do Cosmos”. Para além disso, a "IRAS 08572+3915" revela, em detalhe, o que sabemos existir no Universo primitivo.

O estudo desta galáxia passará agora pelo uso do novo telescópio ALMA que, constituído por 66 antenas, permitirá desvendar o segredo da sua enorme luminosidade.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Latest news

The University of Lisbon reinforces its national leadership in research
‘Memórias do Sagrado’ exhibition opens at the IGOT-ULisboa Art Space
Intensive Swimming Lessons for people over 65 | Applications Now Open