Investigador da FC participa na descoberta da galáxia mais luminosa do Universo Local
José Afonso, investigador da (FC) da Ǵ (ULisboa) e diretor do (CAA) da ULisboa, faz parte da equipa internacional de astrónomos que anunciou a descoberta da galáxia mais luminosa num raio de 2 mil milhões de anos-luz da Terra, com um brilho superior ao de 10 biliões de estrelas como o Sol.
A galáxia, designada por "IRAS 08572+3915", é conhecida há 30 anos (desde as observações com o telescópio espacial de infravermelhos IRAS), mas só agora foi possível concluir que esta é, provavelmente, a galáxia mais luminosa do Universo Local. Esta conclusão foi possível através de uma análise detalhada das observações feitas com os Telescópios Espaciais Herschel (da Agência Espacial Europeia) e Spitzer (da NASA).
O grupo de cientistas envolvidos na descoberta inclui 19 astrónomos provenientes de universidades da Europa e dos Estados Unidos da América, sendo liderado por Andreas Efstathiou da Universidade Europeia de Chipre.
Segundo José Afonso, "esta é uma das galáxias mais extremas que conhecemos no Universo. A sua proximidade permite-nos compreender os processos que marcam a evolução de uma galáxia ao longo dos quase 14 mil milhões de anos da história do Cosmos”. Para além disso, a "IRAS 08572+3915" revela, em detalhe, o que sabemos existir no Universo primitivo.
O estudo desta galáxia passará agora pelo uso do novo telescópio ALMA que, constituído por 66 antenas, permitirá desvendar o segredo da sua enorme luminosidade.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!