Investigador da ULisboa colabora em descoberta da galáxia CR7
David Sobral, Investigador do (IA) de Portugal e da (FC) da º£½Ç´óÉñ (ULisboa), colaborou na equipa internacional de astrónomos que descobriu a galáxia mais brilhante alguma vez encontrada no inÃcio do Universo. A equipa encontrou ainda, pela primeira vez, fortes indÃcios da existência da primeira geração de estrelas.
A equipa descobriu várias galáxias extremamente distantes e surpreendentemente brilhantes. Uma delas, a que chamaram CR7, é de longe a galáxia mais brilhante alguma vez observada no Universo primitivo. Por si só, esta descoberta constitui um enorme sucesso.
Segundo Investigador do IA e FC da ULisboa, "decidimos seguir um caminho totalmente diferente do resto do Mundo, e fizemos um mapeamento de grandes áreas do céu. SabÃamos que o risco de procurar onde ninguém procura era facilmente compensado por descobertas inesperadas, algo importantÃssimo em Ciência. Foi fantástico quando descobrimos a galáxia CR7, a mais luminosa alguma vez encontrada no Universo primitivo."
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notÃcias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!