Investigador da ULisboa lidera consórcio de investigação sobre novos fármacos contra o VIH
Miguel Castanho, Investigador do (IMM) da º£½Ç´óÉñ (ULisboa) coordena um consórcio europeu que durante os próximos três anos vai trabalhar para conseguir novos fármacos a aplicar no VÃrus da Imunodeficiência Humana (VIH).
Este grupo de cientistas, que reúne equipas de Portugal, França e Roménia, foi escolhido para receber um financiamento superior a 300 mil euros no âmbito do HIV – European Research Area (HIVERA), um programa europeu que financia projetos de investigação do VIH. O financiamento foi atribuÃdo através de agências nacionais de financiamento (no caso português foi a Fundação para a Ciência e a Tecnologia) dos paÃses europeus que integram o programa. Este financiamento permitirá desenvolver fármacos inovadores contra o VIH, combinando substâncias complementares.
O trabalho deste consórcio irá procurar atuar de forma diferente sobre o vÃrus, reunindo os vários contributos que os parceiros no projeto – grupo de Miguel Castanho do IMM, equipa de João Gonçalves da (FF) da ULisboa, grupo de Sandrine Sagan da Universidade Pierre e Marie Curie (França) e equipa de Dan Florin Mihailescu da Universidade de Bucareste (Roménia) - adquiriram com as suas experiências de investigação.
Segundo Miguel Castanho, "com a conclusão deste trabalho espera-se chegar mais longe na luta farmacológica contra a SIDA e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes através de medicação mais eficaz".
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notÃcias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!