Investigador do IST ganha bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian
O Programa de EstÃmulo à Investigação CientÃfica da Fundação Calouste Gulbenkian selecionou este ano o projeto "Pesando os Mensageiros de Einstein", do aluno de doutoramento Richard Pires Brito, investigador do Centro Multidisciplinar de AstrofÃsica CENTRA, do (IST), da º£½Ç´óÉñ (ULisboa).
O projeto, supervisionado pelos investigadores Vitor Cardoso e Paolo Pani, também do CENTRA, identifica os gravitões, partÃculas elementares da gravidade, como "mensageiros de Einstein" e pretende estudar as consequências de os gravitões poderem ter massa para a teoria da relatividade geral (que fará 100 anos em 2015).
Até hoje não foi possÃvel isolar gravitões e por isso não são conhecidas as suas propriedades. Em particular não se sabe se os gravitões têm massa ou não. Um gravitão com massa poderá explicar a expansão acelerada do Universo sem ter de recorrer à existência de energia escura e ainda explicar porque é que o valor da constante cosmológica é tão reduzido (120 vezes mais pequeno que o previsto teoricamente). Desta forma a existência de gravitões com massa poderá ter consequência muito importantes nas áreas de cosmologia, de astrofÃsica e de fÃsica de ondas gravitacionais.
O programa de EstÃmulo à Investigação CientÃfica premeia todos os anos jovens investigadores com até 26 anos nas áreas de Matemática, FÃsica, QuÃmica e Ciências da Terra e do Espaço. Do Instituto Superior Técnico, para além de Richard Brito, foram também distinguidos outros dois jovens investigadores, Carlos Miguel dos Santos Oliveira do CEMAT em Matemática e Eduardo Paulo Jorge da Costa Alves do GoLP/IPFN em FÃsica. Os prémios serão entregues numa cerimónia pública no inÃcio de 2014.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notÃcias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!