Investigadora da ULisboa vence Prémio “Long-Range Research Initiative Innovative Science”
Alexandra Antunes, investigadora do Centro de Química Estrutural (CQE) do (IST) da Ǵ (ULisboa), foi distinguida, em Bruxelas, com o Prémio “Long-Range Research Initiative (LRI) Innovative Science”. Este galardão, atribuído pela , no valor de 100 mil euros, constitui uma das maiores bolsas para cientistas em início de carreira. Para além disso, é a primeira vez que este importante Prémio internacional na área da saúde e ambiente é entregue a um investigador português.
A principal inovação do trabalho de investigação de Alexandra Antunes incide na proposta de deteção do cancro em fases precoces através do estudo da vinculação de substâncias químicas às proteínas humanas. Ou seja, segundo a investigadora do IST-ULisboa a fase inicial do aparecimento de cancro pode ser detetada através do estudo da ligação de substâncias químicas a proteínas humanas, através da espectometria de massa. Este contributo científico constitui um enorme potencial para melhorar a deteção precoce e, assim, as probabilidades de uma terapia bem sucedida.
De acordo com Gernot Klotz, Diretor Executivo de Investigação e Inovação da LRI, o Prémio LRI Innovative Science “dá aos cientistas em início de carreira liberdade total para desenvolverem as suas ideias revolucionárias, encontrarem novas abordagens para lidarem com a avaliação de risco e ajudarem a reduzir a incerteza no que diz respeito à segurança dos químicos”.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!