º£½Ç´óÉñ

Skip to main content
Research and Development

Investigadores da ULisboa alertam para planta em vias de extinção no Cabo Raso

Foto: Pedro Arsénio (ISA-ULisboa)

Segundo investigadores do (ISA) da º£½Ç´óÉñ (ULisboa), a "Limonium multiflorum", conhecida como alfazema-do-mar, está em risco de extinção no Cabo Raso, no concelho de Cascais. Trata-se de uma espécie endémica da costa portuguesa, que só existe entre Cascais e a Nazaré, sendo considerada "raridade clássica" por ter uma distribuição reduzida, estar especializada num habitat e ter uma população pequena.

O alerta lançado por investigadores do ISA resulta de um estudo feito em parceria com técnicos do Parque Natural Sintra-Cascais e da empresa municipal de Cascais Ambiente cujo objetivo inicial inicidia no conhecimento das espécies do género "Limonum" da costa portuguesa de forma a distinguir diferenças entre grupos e clarificar taxonomicamente as espécies. "O estudo foi, no entanto, mais longe, tendo a equipa tido oportunidade de avaliar as variáveis ambientais favoráveis à presença da espécie, bem como as principais ameaças, o que levou à conclusão referida."

No trabalho de campo realizado para o estudo, os investigadores do ISA perceberam ainda que as principais ameaças à continuidade da alfazema-do-mar são as espécies exóticas invasoras, bem como a utilização de algumas das zonas onde a espécie pode ser encontrada como locais de estacionamento, principalmente durante a época balnear.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Latest news

The University of Lisbon reinforces its national leadership in research
‘Memórias do Sagrado’ exhibition opens at the IGOT-ULisboa Art Space
Intensive Swimming Lessons for people over 65 | Applications Now Open