Investigadores da ULisboa alertam para planta em vias de extinção no Cabo Raso
Foto: Pedro Arsénio (ISA-ULisboa)
Segundo investigadores do (ISA) da º£½Ç´óÉñ (ULisboa), a "Limonium multiflorum", conhecida como alfazema-do-mar, está em risco de extinção no Cabo Raso, no concelho de Cascais. Trata-se de uma espécie endémica da costa portuguesa, que só existe entre Cascais e a Nazaré, sendo considerada "raridade clássica" por ter uma distribuição reduzida, estar especializada num habitat e ter uma população pequena.
O alerta lançado por investigadores do ISA resulta de um estudo feito em parceria com técnicos do Parque Natural Sintra-Cascais e da empresa municipal de Cascais Ambiente cujo objetivo inicial inicidia no conhecimento das espécies do género "Limonum" da costa portuguesa de forma a distinguir diferenças entre grupos e clarificar taxonomicamente as espécies. "O estudo foi, no entanto, mais longe, tendo a equipa tido oportunidade de avaliar as variáveis ambientais favoráveis à presença da espécie, bem como as principais ameaças, o que levou à conclusão referida."
No trabalho de campo realizado para o estudo, os investigadores do ISA perceberam ainda que as principais ameaças à continuidade da alfazema-do-mar são as espécies exóticas invasoras, bem como a utilização de algumas das zonas onde a espécie pode ser encontrada como locais de estacionamento, principalmente durante a época balnear.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notÃcias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!