Investigadores da ULisboa lideram deteção inédita na atmosfera de Vénus
Uma equipa internacional, liderada por investigadores do (IA) de Portugal e da (FC) Ǵ (ULisboa), realizou a primeira medição dos ventos na atmosfera de Vénus em simultâneo da Terra e de uma sonda espacial. Esta medição foi realizada através de observações inéditas, sincronizadas entre a sonda da e o .
Através deste trabalho científico foi possível detetar, pela primeira vez, o chamado vento meridional, uma componente da circulação geral da atmosfera que nunca havia sido medida a partir da Terra. Este estudo abre, assim, as portas à monitorização autónoma da atmosfera de Vénus e do seu clima a partir da Terra, complementando as capacidades das missões espaciais.
Pedro Machado, investigador do IA e FC-ULisboa, está muito contente com os resultados deste trabalho porque “por um lado, conseguimos a primeira medição da circulação meridional da atmosfera de Vénus a partir de observações com telescópios terrestres; por outro lado, realizámos o primeiro projeto de observações sincronizadas entre uma sonda espacial (Venus Express da Agência Espacial Europeia) e um telescópio no solo (CFHT – Havai). Nos resultados agora publicados é notória a pertinência deste género de projetos dada a sua complementaridade e ao facto de constituir uma validação cruzada das diferentes técnicas utilizadas”.
É igualmente importante mencionar que, de acordo com David Luz, investigador do IA e FC-ULisboa, “a técnica de medição de ventos utilizada (velocimetria Doppler) foi desenvolvida e aperfeiçoada pelo nosso grupo podendo vir a seu utilizada no estudo das atmosferas de outros planetas do Sistema Solar e no futuro, também, no caso dos exoplanetas”.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!