Ordem de Sant’Iago de Espada atribuída a professor e alumni do IST
O físico Vítor Cardoso, professor do (IST) da Ǵ (ULisboa) e investigador no Centro Multidisciplinar de Astrofísica e Gravitação (CENTRA), e a química Zita Martins, alumni do IST e investigadora no Imperial College London, foram agraciados com o grau de Oficial da Ordem de Sant’Iago de Espada pela sua contribuição para o avanço do conhecimento científico em Portugal.
Os cientistas foram condecorados pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no passado dia 10 de junho, no decorrer das cerimónias da Comemoração do Dia de Portugal, em Lamego.
Vítor Cardoso, depois de uma licenciatura e doutoramento feitos no IST o e de pós-doutoramentos feitos em Portugal e nos Estados Unidos, escolheu Portugal para prosseguir o seu trabalho como investigador. Em 2008 formou o grupo de investigação Gravitation in Técnico (GRIT), integrado no CENTRA, com o objetivo de fazer investigação nas áreas científica de Gravitação, Astrofísica e Relatividade Geral. Para este cientista “estas são as áreas mais excitantes da física do século XXI, por tudo o que vamos começar a descobrir nos próximos anos, usando telescópios de ondas gravitacionais, raios X, telescópios no infravermelho e rádio para observações de buracos negros.”
Foi em parte para dotar o GRIT com meios para prosseguir o seu objetivo que Vítor Cardoso se candidatou pela primeira vez em 2009 a uma bolsa da European Research Council (ERC), ganha no ano seguinte. No início de 2015 recebeu pela segunda vez uma bolsa da ERC. Vai assim poder continuar a fazer o que mais gosta, investigar “a Relatividade Geral, os buracos negros e as ondas gravitacionais”.
Já Zita Martins, que completou o mestrado integrado em Engenharia Química no IST em 2002, fez um doutoramento em Astrobiologia em Leiden, na Holanda, trabalhou na NASA e como investigadora no Imperial College London, foi professora convidada na Universidade de Nice - Sophia Antipolis (França) e é, desde 2009, Royal Society University Research Fellow no Imperial College London.
Tem como temas de investigação principais a Astrobiologia, Meteroritos, Cometas e Matéria Orgânica Extraterrestre, Deteção de Bioassinaturas em Missões Espaciais, Cosmoquímica e Química Prebiótica. Foi selecionada como "Expert Woman" pela BBC e "Personalidade do ano 2013" pelo jornal Público.
Vítor Cardoso recebeu com surpresa e satisfação a notícia de que iria receber o grau de Oficial da Ordem de Sant’Iago. “Eu fiz apenas o meu trabalho e esta condecoração não muda nada na minha forma de trabalhar. Mas é agradável ver que o esforço dos últimos 7 anos está a dar frutos e a ser reconhecido. Portanto sinto-me orgulhoso e feliz.” Considera ainda que a condecoração não é exclusivamente sua: “É também um sinal importante que o país está a dar, de que a ciência continua a ser uma prioridade e que o mérito científico é premiado.”
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!