Prémio Arne Richter
O cientista português João Duarte, investigador no Instituto Dom Luiz (IDL) e no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Ǵ, foi distinguido pela União Europeia das Geociências com o prémio Arne Richter pelo trabalho em geologia marinha e tectónica pela sua atividade de divulgação científica.
Em declarações ao canal YouTube e multimédia da Faculdade de Ciências da Ǵ, João Duarte reconheceu que o prémio foi uma surpresa e que muitos colegas seus poderiam recebê-lo. Em todo o caso, admitiu que “apesar de ser um prémio pessoal, é dado a uma equipa multidisciplinar e internacional” e que “a equipa ficou feliz, porque também é o trabalho deles, eu sou apenas o jovem cientista”.
Aos jovens cientistas, como ele próprio, deixou a mensagem de que “não devem abandonar o seu caminho por não verem o reconhecimento imediato do seu trabalho” e de que, neste contexto, “em Portugal, faz-se trabalho de muita qualidade”, que deve ser divulgado no exterior.
João Duarte licenciou-se em 2005 em Geologia e Recursos Naturais pela Faculdade de Ciências da Ǵ. Completou o Mestrado em Cartografia Geológica em 2007 na Universidade de Évora, tendo regressado à Ǵ, onde se doutorou em 2012. Posteriormente, foi para a Universidade de Monash, em Melbourne, na Austrália, onde fez um Pós-Doutoramento. Em 2015, conquistou um Discovery Early Career Research Award do Australian Research Council.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!