Prémio IBM entregue a investigadora do IST
O Salão Nobre do (IST), da º£½Ç´óÉñ (ULisboa), acolheu, esta terça-feira, a cerimónia de entrega do Prémio CientÃfico IBM 2012, cuja vencedora foi Pinar Oguz Ekim, investigadora do (ISR) do IST.
Depois de, na semana anterior, ter defendido a sua tese de doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no Técnico, Pinar Oguz Ekim teve a honra de receber, das mãos do ministro da Educação e Ciência, o prémio IBM no valor de 15 mil euros, que reconheceu precisamente esse trabalho de doutoramento, "Algoritmos robustos de localização em redes de sensores com aplicações a seguimento de alvos".
A investigadora, de nacionalidade turca, foi orientada pelos professores Paulo Oliveira e João Pedro Gomes, que consideraram a experiência "fantástica". "Ela é uma pessoa muito inteligente, dotada [...] mas depois há todas as outras qualidades pessoais que a tornam uma pessoa especial", disse o docente do IST, que lembrou que o sucesso do seu trabalho teve muito que ver com a área abordada: "A temática da localização tem um grande potencial de aplicação". Isso mesmo referiu Pinar, que, numa sucinta apresentação do seu trabalho, falou sobre as potencialidades na área da medicina, monitorização ambiental e forças armadas, entre outras. "A localização é, hoje, uma necessidade quase permanente da nossa vida diária."
A IBM decidiu atribuir o prémio "pelas contribuições inovadoras propostas para a solução robusta do problema da localização simultânea dos nós de uma rede de sensores, cujas posições não são conhecidas a priori ou são conhecidas com erro, e a localização de um alvo móvel que se movimenta nesta rede usando medidas de distância entre os nós da rede e o alvo móvel. Este objetivo, atingido com muito pouco conhecimento a priori da configuração geométrica a estimar, tem inúmeras aplicações em redes de sensores sem fios".
Carlos Salema, presidente do júri, revelou que "a este nÃvel, é muito difÃcil definir «melhor», mas temos conseguido escolher sempre um trabalho muito bom" e que o júri decidiu por consenso eleger o trabalho da estudante do IST. "Os vencedores do prémio IBM são sempre pessoas especiais, em qualidade, em competência e em capacidade de se afirmarem no mundo da ciência e tecnologia, e a Pinar também o é."
A entrega do prémio decorreu no âmbito do Innovation Summit 2013, em que o investigador da IBM Satya V. Nitta deu a conhecer alguns dos mais recentes desenvolvimentos cientÃficos da empresa, nomeadamente na área da "tecnologia inteligente".
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notÃcias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!