º£½Ç´óÉñ

Skip to main content
Research and Development

Prémio IBM entregue a investigadora do IST

O Salão Nobre do (IST), da º£½Ç´óÉñ (ULisboa), acolheu, esta terça-feira, a cerimónia de entrega do Prémio Científico IBM 2012, cuja vencedora foi Pinar Oguz Ekim, investigadora do (ISR) do IST.

Depois de, na semana anterior, ter defendido a sua tese de doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no Técnico, Pinar Oguz Ekim teve a honra de receber, das mãos do ministro da Educação e Ciência, o prémio IBM no valor de 15 mil euros, que reconheceu precisamente esse trabalho de doutoramento, "Algoritmos robustos de localização em redes de sensores com aplicações a seguimento de alvos".

A investigadora, de nacionalidade turca, foi orientada pelos professores Paulo Oliveira e João Pedro Gomes, que consideraram a experiência "fantástica". "Ela é uma pessoa muito inteligente, dotada [...] mas depois há todas as outras qualidades pessoais que a tornam uma pessoa especial", disse o docente do IST, que lembrou que o sucesso do seu trabalho teve muito que ver com a área abordada: "A temática da localização tem um grande potencial de aplicação". Isso mesmo referiu Pinar, que, numa sucinta apresentação do seu trabalho, falou sobre as potencialidades na área da medicina, monitorização ambiental e forças armadas, entre outras. "A localização é, hoje, uma necessidade quase permanente da nossa vida diária."

A IBM decidiu atribuir o prémio "pelas contribuições inovadoras propostas para a solução robusta do problema da localização simultânea dos nós de uma rede de sensores, cujas posições não são conhecidas a priori ou são conhecidas com erro, e a localização de um alvo móvel que se movimenta nesta rede usando medidas de distância entre os nós da rede e o alvo móvel. Este objetivo, atingido com muito pouco conhecimento a priori da configuração geométrica a estimar, tem inúmeras aplicações em redes de sensores sem fios".

Carlos Salema, presidente do júri, revelou que "a este nível, é muito difícil definir «melhor», mas temos conseguido escolher sempre um trabalho muito bom" e que o júri decidiu por consenso eleger o trabalho da estudante do IST. "Os vencedores do prémio IBM são sempre pessoas especiais, em qualidade, em competência e em capacidade de se afirmarem no mundo da ciência e tecnologia, e a Pinar também o é."

A entrega do prémio decorreu no âmbito do Innovation Summit 2013, em que o investigador da IBM Satya V. Nitta deu a conhecer alguns dos mais recentes desenvolvimentos científicos da empresa, nomeadamente na área da "tecnologia inteligente".

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Latest news

The University of Lisbon reinforces its national leadership in research
‘Memórias do Sagrado’ exhibition opens at the IGOT-ULisboa Art Space
Intensive Swimming Lessons for people over 65 | Applications Now Open