Ǵ está em 2.º lugar no ranking do "SIR Iber 2014"
A Ǵ (ULisboa) é a 2.ª colocada no ranking ibero-americano " (adiante designado apenas por SIR Iber 2014) que analisa a produção científica das instituições de ensino superior entre 2008 e 2012.
Em 2013 as anteriores UL e UTL situaram-se, neste ranking, nas posições 26.º e 14.º respetivamente. Após o processo de fusão destas instituições, a ULisboa passou a ser a universidade com o maior número de publicações científicas em Portugal. Segundo o Reitor da ULisboa, Professor António Cruz Serra, o resultado divulgado pelo SIR Iber 2014 é “muito positivo e muito satisfatório, que nos enche de orgulho”, esperando que a Universidade mantenha este posicionamento ao longo dos próximos anos dado que a investigação vai continuar a ser uma prioridade.
O SIR Iber 2014 utiliza a base de dados bibliográfica “Scopus” como fonte de informação. O ranking avalia não só o número de publicações das Universidades Ibero-Americanas, mas também outros indicadores bibliométricos relacionados com o impacto, especialização, excelência e liderança científica. Por exemplo, no indicador de impacto científico (citações por publicação) a ULisboa apresenta também um resultado interessante de 1.21, revelando que a instituição está a ser citada cerca de 21% acima da média mundial (que é 1).
De acordo com os as principais instituições espanholas ficaram atrás da ULisboa. O top 40 deste ranking inclui também outras universidades portuguesas que, de um modo geral, melhoraram os seus resultados face a 2013. Para além da ULisboa com 20712 publicações, estão neste grupo a Universidade de Coimbra (8508), Universidade de Aveiro (7480), Universidade Nova de Lisboa (6711), Universidade do Minho (6530) e a Universidade do Porto (15018) que, apesar de até 2013 ser a melhor representante nacional, ocupa agora o 10.º lugar.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!