Acessibilidade Sustentável e a Urban Ecological Transit Village (UETV), para o concelho de Lisboa e AML
A redeMOV da Ǵ, no âmbito do Ciclo de DzԴڱêԳ “Conversas à Terça”, organiza a Conferência “Acessibilidade Sustentável e a Urban Ecological Transit Village (UETV), para o concelho de Lisboa e AML.”, no dia 13 de maio de 2025, às 17h00, no Auditório do TTC@ULisboa, por Carlos Gaivoto

Nos últimos cinquenta anos ocorreu a dispersão urbana no território da AML, com consumos de transporte individual crescente e com o consequente aumento dos custos sociais. A intervenção pública e o investimento em redes TCSP (Transporte Coletivo em Sítio Próprio) e a garantia da interoperabilidade dos sistemas ferroviários constituem uma resposta ao desafio do ordenamento deste território. O modelo UETV, suportado na multimodalidade do TCSP, constitui uma proposta para o ordenamento do território metropolitano, sendo este o tema desta “Conversas à Terça” deste mês de maio.
Orador: Eng.º Carlos Gaivoto
Carlos Gaivoto, Engenheiro Mecânico e Mestre em Engenharia de Sistemas de Transporte (IST, 97/99). Membro do Conselho Superior de Obras Públicas. Trabalhou ao longo de 50 anos na Carris, na área de planeamento de exploração e investimento, participando em diferentes estudos e projetos de redes de elétricos e autocarros. Exerceu funções de direção na ex-AMTL (2009-2011). Avaliador no 7°PQ para a DGRTD/CEE, e participou nas equipas do PROTAML 1992 e do PROTAML de 2002. Participou na Coordenação da Carristur nos projetos de elétricos 'Algés-Loures' e do MTS. Chefiou o Departamento de Planeamento Estratégico na TL entre 2015-2017. É atualmente, membro da UTF, um grupo de especialistas de segurança na inserção urbana do modo Tram.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!