Festival - A arte de ser migrante
De 3 a 6 de abril de 2025, os Jardins do Bombarda, em Lisboa, acolhem um evento único que cruza arte e ciência para refletir sobre as migrações portuguesas na Europa.

Este festival pluridisciplinar e polifónico reúne artistas e investigadores de várias regioões, como França, Luxemburgo, Portugal e Suíça, cujas trajetórias pessoais e familiares são marcadas pela migração. Meio século após a transição democrática em Portugal, estas obras e reflexões são o ponto de partida para um debate mais amplo sobre as dinâmicas migratórias contemporâneas.
Ao longo de quatro dias, o público poderá assistir a debates, projeções e exposições, mas também envolver-se ativamente em várias atividades, como um atelier de escrita, uma instalação de bordados, uma exposição colaborativa sobre a materialidade das migrações e a construção de um mural sobre o futuro. Haverá ainda uma sessão de histórias para crianças, uma mostra de livros e um baile popular.
O festival estabelece pontes entre diferentes expressões artísticas e científicas, combinando artes visuais, literatura, banda desenhada, media e ciências sociais (antropologia, geografia, história e sociologia). Cada momento é uma oportunidade para explorar memórias e experiências individuais e coletivas das migrações, desafiando preconceitos e promovendo uma reflexão sobre o passado, presente e futuro das migrações em Portugal e na Europa.
Mais do que um evento, o festival "A Arte de Ser Migrante" é um tributo às pessoas migrantes e um convite à reflexão sobre os desafios e as riquezas que os movimentos migratórios e os seus descendentes trazem para as sociedades.
.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes é ao seu email. Subscreva!