Ǵ

Passar para o conteúdo principal

Não percas a cabeça: desafios da Psicologia

De 4 a 8 de julho de 2016

ٱپԲáDz: alunos que vão frequentar o 10.º, 11.º ou 12.º anos no ano letivo 2016/2017.

Faculdade de Psicologia


Alameda da Universidade | 1649-014 Lisboa

N.º de vagas: 30

ǰá

Inscrições encerradas.

Como estudar algo tão complexo e misterioso como a mente humana? Como funcionam a memória, a perceção e a linguagem? Por que agimos de modo diferente quando estamos em grupo? O que são perturbações psicológicas ou comportamentos estranhos? E como descreverias o bem-estar? Numa semana vais poder participar em atividades de laboratório, seminários e discussões. Vem partilhar as tuas ideias com psicólogos e investigadores e descobrir a diversidade de desafios da Psicologia.

 

Outros Programas da 2.ª Semana

 

Atividades

E se eu fosse estudante da FP-ULisboa?
A entrada no ensino superior é uma etapa muito desafiante e apresenta diferenças importantes em relação à vida de estudante do ensino secundário. Nesta atividade terás oportunidade de perceber como é ser estudante na Universidade e na FP-ULisboa e conhecer os seus espaços físicos e serviços através de desafios que terás de ultrapassar em grupo e de forma criativa.

Coordenação: Catarina Duarte

Desvendar os mistérios da intervenção do psicólogo com famílias e comunidades
O que acontece numa consulta de Terapia Familiar? E o que será que faz um psicólogo fora do seu gabinete na Psicologia Comunitária? Como é que um psicólogo pode ser útil na resolução de conflitos que existam nas escolas? Nesta sessão, vem conhecer mais de perto o que faz um psicólogo das áreas da Psicologia da Família e da Psicologia Comunitária. Irás participar em atividades práticas que ilustram como funciona uma consulta de terapia familiar e qual pode ser o papel de um psicólogo que trabalha em equipa e “no terreno” do contexto comunitário.

Coordenação: Marta Pedro e Carla Crespo

Entender o sofrimento psicológico: à conversa com o psicoterapeuta
Será que preciso de ir a uma consulta de Psicologia? Será que isto que sinto dentro de mim é “normal” ou preciso de ajuda de alguém especialista para que esta dor passe e eu a entenda? Provavelmente estas e outras questões já surgiram dentro de nós, sendo importante procurar alguém que nos ajude a encontrar as suas respostas. Sendo assim, será que já pensaste sobre o que nos leva a sofrer de uma doença psíquica (como a depressão, a ansiedade, ou a esquizofrenia)? E consegues imaginar como é que será a vivência da mesma? Gostávamos de poder refletir sobre o papel do Psicoterapeuta na intervenção clínica, onde e como se pode intervir, e quais as ferramentas fundamentais do trabalho do Psicólogo Clínico. Vais poder fazê-lo de forma dinâmica e interativa nesta sessão, de forma a reconhecer qual o papel do Psicólogo e a sua intervenção.

Coordenação: Ana Sofia Medina e Maria João Santos


À descoberta das emoções: ansiedade, medo e fobias
Conseguiríamos viver sem emoções? Por que nos sentimos ansiosos ou com medo quando aparentemente não temos razão para isso? Nesta sessão vamos falar das funções adaptativas de diversas emoções e, mais concretamente, da ansiedade. Vamos abordar como é que a ansiedade e o medo nos protegem, como é que evoluem ao longo do nosso desenvolvimento, o que é que acontece ao nosso corpo quando estamos ansiosos e como é que a ansiedade pode tornar-se um problema. Vais poder participar em várias atividades que pretendem exemplificar como podemos reconhecer e gerir melhor a ansiedade.


Coordenação: Ana Isabel Pereira

Viagem ao Futuro: ajudar a construir futuros possíveis
Como é que construímos a nossa identidade? Qual o nosso papel na sociedade? Que caminhos queremos seguir? Como tomar decisões num mundo em constante mudança? Nesta sessão vamos falar sobre o que faz um psicólogo educacional e vocacional. Irás participar em atividades práticas que mostram alguns dos temas que se estudam nesta área. Terás também oportunidade de participar em atividades que simulam sessões de aconselhamento vocacional e de contactar com psicólogos que trabalham em contextos educacionais.

Coordenação: Margarida Veiga Simão e Isabel Janeiro

Explorar a mente e o cérebro
Como é que o cérebro humano é capaz de compreender palavras, reconhecer objetos e recordar o passado? Nesta sessão vamos descodificar a linguagem humana, desde o som ao significado das palavras. Iremos conhecer casos de pacientes com lesões cerebrais que são incapazes de identificar seres vivos. E vamos discutir onde é que as recordações estão guardadas e se é possível melhorar a memória. Vais poder participar em investigações que nos ajudam a compreender estas fascinantes funções cerebrais.

Coordenação: Ana Luísa Raposo e Tânia Fernandes

Pensar sobre os outros e com os outros
Todos nós somos incrivelmente complexos. O que fazemos depende das nossas características, mas também das situações em que nos encontramos, dos grupos a que pertencemos, do nosso passado e objetivos futuros. Mas então, porque é que construímos a imagem de uma pessoa só por observá-la por instantes? Aqui vamos conversar sobre como pensamos sobre os outros, experimentando alguns dos erros que cometemos, e perceber como é que as situações em que as outras pessoas se encontram influenciam as suas ações.

Coordenação: Tomás Palma

Como é que a psicologia nos pode ajudar a salvar o mundo (!)
A nossa atualidade é marcada por problemas ímpares: as questões do aquecimento global no Ambiente, as crises das economias, o envelhecimento da população e as migrações na Sociedade, as dificuldades das pessoas em sentirem-se bem representadas na Política. Nesta sessão vamos demonstrar, com exemplos práticos, como a Psicologia, através da compreensão e previsão do comportamento humano, pode fornecer respostas a alguns dos problemas mais complexos da atualidade.

Coordenação: Sérgio Moreira