Estudo da ULisboa revela que a qualidade do ar em Lisboa melhorou
Investigadores do (MUHNAC), em colaboração com cientistas da (FC) e do (IST) da Ǵ (ULisboa) acabam de publicar um estudo que demonstra que a qualidade do ar na zona metropolitana de Lisboa melhorou nos últimos 30 anos e confirmam que, por um lado, a Avenida da Liberdade é a zona mais problemática e, por outro lado, Monsanto é o “pulmão” da cidade.
Os investigadores chegaram a estas conclusões através da utilização de líquenes e briófitos, que funcionam como biomonitores dada a sensibilidade que apresentam aos poluentes existentes no ar.
Os investigadores da Ǵ apresentam agora os resultados do estudo num artigo publicado na revista científica Ecological Indicators. O trabalho resulta de um estudo comparativo com dados recolhidos entre 1980-1981 e entre 2010-2011 que permitiu avaliar as alterações que ocorreram na qualidade do ar na zona Metropolitana de Lisboa ao longo de mais de 30 anos.
(PDF)
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!