Ǵ

Passar para o conteúdo principal
ʰéDz

Grupo de estudantes do Instituto Superior Técnico distinguido pela Sociedade Americana de Física

Nunca antes um grupo europeu tinha sido contemplado com uma destas bolsas, o que por si só torna a atribuição ainda mais especial para o “Women in Physics” (WiP).

O ano de 2021 terminou da melhor forma para o grupo de estudantes do da Ǵ (WiP). O grupo conquistou uma , atribuída pela (APS na sigla em inglês), uma das mais prestigiadas associações mundiais da área. As bolsas da APS procuram apoiar e ajudar a expandir grupos de trabalho que promovem o contacto entre mulheres na área da Física, ajudando a divulgar as oportunidades que existem neste domínio e trazendo para cima da mesa o debate da igualdade de género na Ciência. Desde a sua criação em 2015, esta é a primeira vez que um grupo europeu é contemplado com este apoio da APS.

Criado em novembro de 2020, o WiP tem como objetivo principal o aumento da proporção de mulheres na área da Física, encorajando e envolvendo estudantes do ensino secundário, de graduação e pós-graduação no debate e mitigação deste desequilíbrio significativo. “Temos três objetivos principais: criar uma comunidade onde possamos trocar ideias e discutir a experiência de não ser um homem na área de física; atrair e reter mulheres (e minorias de género) na física; e divulgar temas e boas-práticas relacionados com a igualdade de género à comunidade do ”, explica Mariana Moreira, presidente do grupo de estudantes.

A líder do WiP assume o contentamento e orgulho com que a equipa recebeu este reconhecimento da APS, “não só porque passamos a ter os meios para concretizar algumas das nossas ideias, mas também porque investimos bastante esforço na elaboração da nossa proposta”, justifica a aluna do . “Como sabíamos que este apoio da APS nunca tinha sido atribuído a um grupo europeu, tínhamos expectativas cautelosas sobre o resultado, e por isso sentimos alguma surpresa quando este foi positivo”.

O facto de ter sido este programa de bolsas da APS a despoletar nas jovens a vontade de criar o WiP  torna este reconhecimento mais especial ainda. “Em novembro de 2019 ouvimos falar deste incentivo da APS pela primeira vez, e isso mobilizou-nos a fundar um grupo de Women in Physics aqui no ”, recorda a líder do grupo.

Neste momento, o WiP conta com 6 pessoas na sua estrutura, mas está aberto a receber muitas mais. Tal como frisa Mariana Moreira “qualquer pessoa com interesse no tema de desigualdade de género, independentemente da sua área, do seu género, e do seu estatuto no ” será bem-vinda ao grupo.

À equipa de trabalho composta para já apenas por mulheres não faltam ideias e projetos para empregar os mais de 800 euros provenientes desta bolsa. “Queremos gastar parte do dinheiro em coffee breaks oferecidos depois dos nossos seminários, criando a oportunidade para encontros pessoais e para a consolidação duma comunidade”, avança Mariana Moreira. “Nestes WiP Seminars, que estão a começar já este mês, convidamos físicas reconhecidas internacionalmente para darem uma palestra sobre o seu trabalho, e, a seguir, para conversarem com a audiência sobre a sua carreira”, destaca a líder do grupo. O realiza-se já no próximo dia 19 de janeiro e terá como oradora  a professora Caterina Riconda, docente da Universidade Sorbonne, Paris; líder do grupo TIPS: Theory and Interpretation, Plasmas and Simulations, do (L’École polytechnique/UPMC).

Além dos WiP Seminars, a equipa pretende “organizar um almoço de networking, e uma exibição do documentário “Picture A Scientist” seguida de tempo para discussão”. O apoio monetário atribuído pela APS ajudará a suportar estas 3 iniciativas.

Fonte:

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as Դdzís mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas Դdzís

ULisboa assinala o Dia Nacional dos Cientistas e homenageia a ciência sem fronteiras
ʰéDz Caixa Mais Mundo 2025
Preparação de Candidaturas a Financiamento Europeu em Աپçã - Edição 2025