IGOT participa no EU-PolarNet
O Programa Polar Português (PROPOLAR), em representação do (IGOT) da Ǵ (ULisboa), participa no EU-PolarNet, a nova iniciativa financiada pelo programa EU Horizon 2020 para promover a integração da ciência e das capacidades operacionais europeias nas regiões polares.
A propósito do projeto, Gonçalo Vieira, coordenador da equipa portuguesa, destaca que “Portugal participa pela primeira vez num grande programa europeu de coordenação de ciência e logística polar, resultado da consolidação das ciências polares no país, e do reconhecimento da qualidade do PROPOLAR por parte dos parceiros europeus. O EU-PolarNet facilitará o acesso dos cientistas nacionais aos centros europeus de tomada de decisão nas ciências polares, a integração de projetos nacionais em redes europeias, bem como a partilha e acesso a infra-estruturas. Neste último ponto, o IGOT tem uma participação importante, como co-líder da tarefa que visa ajudar a estruturar e coordenar a infra-estrutura europeia no Ártico e na Antártida”.
Com um financiamento de 2 milhões de euros para 5 anos, e integrando 22 instituições europeias de investigação multidisciplinar, o objetivo do EU-PolarNet é desenvolver e implementar um Programa Europeu integrado para a investigação polar, apoiado por infraestruturas de topo. O EU-PolarNet envolverá as várias partes interessadas, de modo a criar propostas de investigação revelantes e que beneficiarão diretamente a sociedade e a economia europeias.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!