Foram 69 as unidades avaliadas no novo ciclo de financiamento FCT 2025-2029, das quais 88% receberam classificação de excelência ou muito bom.
Ǵ reforça a sua liderança nacional na investigação

A (FCT) divulgou os resultados provisórios da avaliação das Unidades de Աپçã para o financiamento plurianual 2025-2029. Das 313 unidades avaliadas, 69 contam com a participação da Ǵ (ULisboa), representando 22% do total nacional.
Os resultados destacam a qualidade da investigação na ULisboa: 30 unidades obtiveram a classificação de “Excelente” (43%) e 31 de “Muito Bom” (45%), totalizando 88% nas categorias superiores. Seis unidades foram classificadas como “Bom”. Todas as escolas da ULisboa têm pelo menos uma unidade avaliada, com destaque para o (20 unidades), a (14) e a Faculdade de Letras (10). As unidades da ULisboa estão presentes em 29 dos painéis de avaliação da FCT, sendo a Física a área mais representada, com nove unidades.
Em relação ao ciclo anterior (2020), registam-se mudanças relevantes, incluindo a criação de novas unidades e fusões. Entre os novos centros estão o (IST) e o (IGC + iMM). O , com participação da Faculdade de Motricidade Humana, também passou a ser considerado no universo ULisboa.
Do total de 21 046 investigadores doutorados integrados nas unidades avaliadas, 5 404 estão associados à ULisboa (26%), sendo 4 948 considerados para efeitos de financiamento base. As unidades associadas à ULisboa deverão receber 93,3 milhões de euros em financiamento base (27% do total nacional). Somando o apoio programático e o financiamento PRR para equipamentos, o valor ascende a 167,8 milhões de euros, mantendo a mesma proporção.
Estes resultados confirmam o papel central da ULisboa no sistema científico nacional e refletem o impacto consistente da sua investigação em múltiplas áreas do conhecimento.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!