Investigadores da ULisboa publicam estudo sobre impacto de tsunami
Já está disponível na revista Science Advances, o artigo “Hazard potential of volcanic flank collapses raised by new megatsunami evidence” de autoria de uma equipa de investigadores nacionais e internacinais composta por José Madeira da Faculdade de Ciências (FC) da Ǵ (ULisboa), Rui Quartau do Instituto Dom Luiz da ULisboa, Ricardo S. Ramalho, Gisela Winckler, George R. Helffrich, Ana Hipólito, Katherine Adena e Joerg M. Schaefer.
"O estudo subjacente a este artigo apresenta provas do impacto de um mega tsunami que atingiu, há cerca de 73 mil anos, a ilha de Santiago em Cabo Verde, e que foi desencadeado por um colapso catastrófico do flanco oriental da ilha do Fogo, um dos mais altos e ativos vulcões oceânicos. (...)
O estudo reacende o debate que dura há algumas décadas sobre se os colapsos gravíticos de ilhas vulcânicas ocorrem subitamente e de um modo catastrófico, e se são capazes de gerar tsunamis de grandes dimensões. Este trabalho confirma essa capacidade de gerar tsunamis de proporções gigantescas, alertando para o perigo potencial dos colapsos laterais de ilhas vulcânicas e para a necessidade da sociedade melhorar a sua capacidade de resiliência a ameaças deste tipo, tornando-se necessário aprofundar o conhecimento sobre o que desencadeia estes colapsos vulcânicos, como ocorrem e como produzem tsunamis gigantes, e qual a capacidade destas ondas para atingir litorais distantes."
(PDF)
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!