Licenciado pela FBA é o vencedor do Prémio Pessoa
Rui Chafes, licenciado em Escultura pela (FBA) da Ǵ (ULisboa), é o vencedor do Prémio Pessoa, uma iniciativa do Jornal Expresso e da Caixa Geral de Depósitos.
O galardoado trabalha sobretudo em ferro e há três décadas que expõe regularmente, consolidando uma carreira que o levou já a representar Portugal nas Bienais de Veneza e de São Paulo e lhe justificou exposições individuais nas mais importantes instituições nacionais, como o Museu Serralves, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian ou o Museu Colecção Berardo.
A obra de Rui Chafes faz parte ainda de importantes coleções permanentes, seja no estrangeiro (S.M.A.K, Bélgica; Folkwang Museum Essen, Alemanha; Museum voor Moderne Kunst, Holanda; Esbjerg Kunstmuseum, Dinamarca; Museum Würth, Alemanha). As suas esculturas integram ainda o acervo da Fundação Calouste Gulbenkian, do Museu de Serralves, do Museu do Chiado ou da Caixa Geral de Depósitos.
Está a decorrer até fevereiro de 2016 a exposição “Desenhar”, no Atelier-Museu Júlio Pomar, com desenhos de Júlio Pomar e duas instalações em ferro da autoria do escultor Rui Chafes.
Em 2015 o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian foi palco de uma exposição retrospectiva do escultor, com o título “O Peso do Paraíso”.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!