Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Unite!

Open Science Policy Forums - Enabling a European Open Science and Innovation Area

Organizados pela Wrocław Tech e pela ULisboa, estes fóruns estão abertos a investigadores, docentes, estudantes e pessoal técnico e administrativo e têm como objetivo a co-criação de um "livro branco" que irá moldar as políticas nacionais e europeias de ciência e inovação aberta, promovendo novos modelos de governação universitária nos Widening Countries para a criação e transferência de conhecimento sustentável.

Open Science Policy Forum

A Ǵ vai acolher a segunda edição do Unite! Widening Open Science Policy Forum, centrado na promoção do desenvolvimento de universidades europeias de ciência aberta e inovação.

Nos dias 24 e 25 de outubro de 2024 decorrerá, na Reitoria da Ǵ, o “Unite! Open Science Policy Forum”. 

Aberto a investigadores, docentes, estudantes e funcionários técnicos e administrativos, este fórum tem como objetivo a cocriação de um guia de políticas de ciência aberta, para apoio a gestores universitários, decisores políticos e financiadores dos países abrangidos pelo instrumento de investimento da União Europeia em matéria de I&D para os Widening Countries, com vista ao desenvolvimento de universidades europeias de ciência aberta e inovação.

Aproveitando a ULisboa e a Wroclaw Tech como plataformas de teste para as universidades na Polónia, em Portugal e noutros Widening Countries, a comunidade de ciência aberta da Unite! irá co-criar um "livro branco" para apoiar gestores universitários, decisores políticos e financiadores nestes países, no desenvolvimento de Universidades Europeias de Ciência Aberta e ԴDZçã. Este "livro branco" contribuirá para a criação de um Espaço Europeu de Ciência Aberta e ԴDZçã entre os Widening e os não-Widening Countries.

O grande desafio societal que enfrentamos, as alterações climáticas, só pode ser encarado através de novos níveis de integração, novas práticas científicas e mecanismos de colaboração global entre comunidades de investigação, incluindo investigadores, estudantes, funcionários, professores, cidadãos, empresas, municípios, cidadãos e organizações internacionais (por exemplo, a Comissão Europeia, as Nações Unidas e o Banco Mundial). O mesmo se aplica a todos os outros desafios societais para encontrar soluções para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas.

A adoção de práticas, princípios e objetivos de ciência aberta pode melhorar a qualidade dos processos internos (académicos) e externos (sociais) de aprendizagem e a criação de novos conhecimentos. Fomenta a confiança na ciência, incentivando a inovação e o empreendedorismo e acelerando os processos de investigação e inovação, assim procurando soluções para a implementação generalizada dos ODS2030. A adoção da ciência aberta tem como objetivo um mundo sustentável. Para tal, é necessário promover uma Recomendação sobre a Ciência Aberta na União Europeia, que permita a criação de um Espaço Europeu da Ciência Aberta e da ԴDZçã.

Convidamo-lo a participar no ULisboa Open Science Policy Forum e no . Vamos unir os nossos esforços!

O ULisboa Open Science Policy Forum decorre no âmbito da (21 a 27 de outubro de 2024) dedicada ao tema “Community over Commercialization” para dar prioridade a abordagens de ciência aberta, que melhor sirvam os interesses do público e da comunidade académica.

 

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Finalistas da competição 3 Minutos de Tese - Edição de 2025
Inov@U - Incentivos ao desenvolvimento de competências pedagógicas
Está disponível a programação do FATAL 2025