Portugal assume presidência do EUROAGRI
O programa aprovou na última reunião de representantes de alto nível, as novas linhas programáticas para o EUROAGRI – rede estratégica dedicada ao setor agroalimentar – indicando Portugal para a Presidência.
A Presidência, assumida a 1 de Setembro, pelo da Ǵ tem a colaboração operacional da numa estratégia para a dinamização de projetos de Աپçã e Desenvolvimento orientados para o mercado.
O EUROAGRI é uma plataforma operacional estratégica do EUREKA, iniciada em 1991, focada na promoção de parcerias europeias para a inovação no setor agroalimentar. No âmbito do EUROAGRI foram desenvolvidos alguns produtos que hoje são de utilização comum, como as saladas prontas a comer (E!1975 Greentec), as maçãs fatiadas e prontas a comer ou a redução substancial de químicos no armazenamento de arroz (E!3747 IPM-Rice), citando apenas exemplos que envolveram competências portuguesas.
"Em Bergen, os 43 países do Eureka, aprovaram as novas linhas programáticas do EUROAGRI até 2018 – E!9159 Euroagri Foodchain 2 – alargando a influência do EUROAGRI para além do alimentar, permitindo agora apoiar também os projetos de consórcios internacionais nas diferentes áreas relacionadas com a bioeconomia, resultante da interação do Homem com o meio”, referiu João Santos Silva, atual Chairman do EUROAGRI.
A valorização das tecnologias europeias em mercados emergentes e a dinamização das normas de segurança e qualidade alimentar europeias noutros mercados, será também um dos objetivos a atingir pelo EUROAGRI. A escolha de Portugal teve em consideração, entre outros fatores, o histórico de interação científica com a América Latina e a proximidade com mercados em crescimento como o dos países lusófonos.
Com esta nova agenda serão incentivadas as sinergias com outras redes de inovação europeias, esperando o reforçar a articulação com as Plataformas Tecnológicas Europeias (ETPs), o Instituto Europeu de Tecnologia (EIT) e a Rede de Աپçã e ԴDZçã das Regiões Europeias (ERRIN), nos esforços conjuntos para a promoção da competitividade europeia nas áreas agroalimentares.
O é uma iniciativa intergovernamental de apoio à inovação europeia que remonta a 1985, integrando Portugal o grupo dos países fundadores. Tem como principal objetivo estimular a produtividade e a competitividade da indústria europeia, promovendo a ligação entre as empresas e as instituições de Աپçã e Desenvolvimento para atividades articuladas de ԴDZçã. O EUREKA conta atualmente com 43 países europeus, a Comissão Europeia e 3 países associados (Áڰ do Sul, Canadá e Coreia do Sul).
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!