Ǵ

Passar para o conteúdo principal

Professor Carlos Matos Ferreira

Carlos Matos Ferreira, presidente do  (IST) da Ǵ (ULisboa) entre 2001 e 2009, faleceu no passado sábado em Lisboa. Professor Catedrático do Departamento de Física do IST desde 1979, físico de renome internacional e um académico excepcional, o seu contributo para a ciência nacional e para a sociedade em geral foi reconhecido pelo Presidente da República Portuguesa que o agraciou em 2005 com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Nascido a 27 de Junho de 1948, em Lisboa, fez os estudos preparatórios de engenharia na Faculdade de Ciências da Ǵ, licenciou-se em Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico e doutorou-se em Física na Universidade de Paris em 1976.

Sob a sua liderança, o IST tornou-se uma escola de referência a nível internacional, colocando a engenharia da Ǵ como uma das mais reputadas a nível mundial. Presidente do IST numa altura crucial de mudanças no ensino superior e na investigação científica em Portugal, a sua visão durante as transformações inerentes ao processo de Bolonha, permitiu a afirmação da academia nacional num mundo cada vez mais global.

O falecimento de um tão distinto Professor é uma perda irreparável para a Academia e em especial para a Ǵ

As últimas homenagens ao Professor Carlos Matos Ferreira terão lugar na Igreja de São João de Deus, a partir das 17h00 de terça-feira, dia 30 de dezembro. No dia 31 de dezembro, será celebrada missa pelas 11h00, na nave principal da Igreja de São João de Deus, após o que terá lugar a cremação, pelas 13h00, no crematório dos Olivais.

O depósito das cinzas terá lugar no dia 1 de janeiro, pelas 15h00, no cemitério da Luz de Tavira.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Finalistas da competição 3 Minutos de Tese - Edição de 2025
Inov@U - Incentivos ao desenvolvimento de competências pedagógicas
Está disponível a programação do FATAL 2025