Ǵ

Passar para o conteúdo principal
Ensino

ULisboa lança o Doutoramento em Saúde Planetária

Estão abertas, até 28 de março, as candidaturas ao novo Doutoramento em Saúde Planetária da Ǵ, pioneiro em Portugal, que tem início em outubro de 2025.

Planetary Health

O Doutoramento em Saúde Planetária da Ǵ vai abordar os desafios globais mais críticos na interseção das ciências da saúde, ambientais, sociais e políticas, a nível local, regional e planetário, essenciais para o conceito de saúde planetária. 

Através de uma abordagem holística, o programa pretende capacitar os estudantes para lidarem com questões complexas que atravessam fronteiras disciplinares tradicionais. Neste Doutoramento vão poder desenvolver soluções e aplicá-las em laboratório ou em ambientes virtuais através de trabalho de equipa colaborativo.

“As discussões sobre saúde planetária carecem frequentemente de ação. Ao criar o Programa de Doutoramento em Saúde Planetária, as 18 Escolas da Ǵ demonstram um forte empenho em impulsionar a mudança e promover a colaboração interdisciplinar para um impacto sustentável.”

Cecília Rodrigues, Vice-Reitora da Ǵ e Coordenadora do Programa

Esta abordagem, transformadora e orientada para a solução, distingue o programa, com um currículo concebido para integrar diversas abordagens aos desafios da saúde planetária. 

O programa envolve as 18 Escolas da Ǵ e os docentes e orientadores de tese são especialistas de várias áreas e setores, académicos e não académicos, empenhados em promover um ambiente propício à investigação de elevada qualidade e impacto. O Doutoramento desdobra-se em seis especialidades: Alterações Climáticas e Saúde; Saúde Global; Saúde em Ambientes Extremos; Políticas e Governança em Saúde Planetária; Saúde Tropical e Saúde Urbana.

“Este programa é um passo em direção à inovação e à ação concreta para um planeta mais saudável. Convidamo-lo a juntar-se a nós neste esforço.”

Cecília Rodrigues, Vice-Reitora da Ǵ e Coordenadora do Programa

O novo Doutoramento em Saúde Planetária da Ǵ tem como objetivo criar líderes capazes de gerar evidência acionável e elaborar políticas públicas sustentáveis. Os doutorados deste programa irão impulsionar mudanças transformadoras para enfrentar os desafios de saúde multifacetados que o planeta enfrenta.

As candidaturas abrem entre março e junho: a partir de 3 e até 28 de março, tem início a 1.ª fase de candidaturas, a segunda fase abrirá a partir de dia 12 de maio, até 6 de junho de 2025.

Mais informações

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Finalistas da competição 3 Minutos de Tese - Edição de 2025
Inov@U - Incentivos ao desenvolvimento de competências pedagógicas
Está disponível a programação do FATAL 2025