Ǵ

Skip to main content
Research and Innovation

Docente do IST eleita representante das Unidades de Investigação da FCT

Isabel Sá-Correia, Professora Catedrática do (IST) da Ǵ (ULisboa), e investigadora do Instituto de Bioengenharia e Biociências, iBB), foi eleita representante das Unidades de Investigação classificadas como excecionais ou excelentes pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O Conselho Nacional de Educação é um órgão independente, com funções consultivas, sendo o presidente eleito pela Assembleia da República. Ao Conselho Nacional de Educação compete emitir opiniões, pareceres e recomendações sobre todas as questões relativas à educação, por iniciativa própria ou em resposta a solicitações apresentadas pela Assembleia da República e pelo Governo. O CNE tem por missão proporcionar a participação das várias forças científicas, sociais, culturais e económicas, na procura de consensos alargados relativamente à política educativa.

O mandato para que Isabel Sá Correia foi eleita será exercido nos próximos quatro anos, integrando o Conselho Nacional de Educação em representação das referidas unidades. Este é mais uma distinção inter pares de uma carreira científica em que tem prestigiado Portugal e a Universidade a que tanto se tem devotado e cujo Conselho Geral integra desde 2013.

Isabel Maria de Sá-Correia Leite de Almeida licenciou-se em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico (IST) (1975), concluiu o doutoramento (Biologia de Leveduras no IGC) em 1984, realizou pós-doutoramento (Biologia Molecular de Pseudomonas) no Centro Médico da Universidade de Illinois em Chicago (1985/86), obteve a agregação em 1992 pelo IST.

Professora Catedrática do IST desde 1995, iniciou e coordena a área de Ciências Biológicas. É Coordenadora do Grupo de Ciências Biológicas do iBB-Instituto de Bioengenharia e Biociências e membro da sua Comissão Coordenadora. É membro do Conselho Científico do IST e do Conselho Geral da Ǵ.

Coordena, no IST, os Mestrados em Biotecnologia, em Microbiologia (conjunto, com as Faculdades de Ciências, Medicina e Medicina Veterinária da ULisboa), Erasmus Mundus euSYSBIO em Biologia de Sistemas (IST, KTH na Suécia, e Univ. Aalto na Finlândia) e o Doutoramento em Biotecnologia. É Diretora do Doutoramento FCT em Biotecnologia e Biociências.

Realiza atividade científica nas áreas de Microbiologia Molecular e Celular, Genómica Funcional e Comparativa e Biotecnologia Microbiana. É co-autora de 220 artigos científicos, 40 capítulos de livros, da base de dados pública YEASTRACT. Presentemente, tem h-index 36 (Web of Science) ou 43 (Google Scholar).

Orientou 14 programas de pós-doutoramento, 27 teses de doutoramento, 36 de Mestrado e várias dezenas de Licenciatura, 20 de alunos Erasmus.

É Presidente da SPM-Sociedade Portuguesa de Microbiologia, diretora do Magazine da SPM, delegada ao FEMS Council. Foi Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia e Diretora do Boletim de Biotecnologia (1993-2011).

É membro dos corpos editoriais de FEMS Yeast Research, Microbial Cell, OMICS, e editora associada de BioMed Research International. Serviu no corpo editorial da Applied and Environmental Microbiology (1997-2006) e editou 3 Special issues de revistas internacionais.

Tem servido em painéis de avaliação de várias agências financiadoras nacionais e internacionais, entre elas o European Research Council.

Prémio Estímulo à Excelência (2004), Prémio Científico (Bioquímica) Universidade Técnica de Lisboa/Santander Totta (2009), Académica- Correspondente (Ciências Biológicas) da Academia das Ciências de Lisboa.

Colabora, desde 2009, com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), presidindo à Comissão de Avaliação Externa “Bioquímica e Biotecnologia Ensino Universitário”.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Latest news

Applications Open for the CoDaS Master’s Degree
ULisboa joins the Unite! alliance's ‘Solve & Unite! Hackathon’
University of Lisbon among the best in Europe in the European Spinouts Report 2025