Docente do IST eleita representante das Unidades de Investigação da FCT
Isabel Sá-Correia, Professora Catedrática do (IST) da Ǵ (ULisboa), e investigadora do Instituto de Bioengenharia e Biociências, iBB), foi eleita representante das Unidades de Investigação classificadas como excecionais ou excelentes pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
O Conselho Nacional de Educação é um órgão independente, com funções consultivas, sendo o presidente eleito pela Assembleia da República. Ao Conselho Nacional de Educação compete emitir opiniões, pareceres e recomendações sobre todas as questões relativas à educação, por iniciativa própria ou em resposta a solicitações apresentadas pela Assembleia da República e pelo Governo. O CNE tem por missão proporcionar a participação das várias forças científicas, sociais, culturais e económicas, na procura de consensos alargados relativamente à política educativa.
O mandato para que Isabel Sá Correia foi eleita será exercido nos próximos quatro anos, integrando o Conselho Nacional de Educação em representação das referidas unidades. Este é mais uma distinção inter pares de uma carreira científica em que tem prestigiado Portugal e a Universidade a que tanto se tem devotado e cujo Conselho Geral integra desde 2013.
Isabel Maria de Sá-Correia Leite de Almeida licenciou-se em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico (IST) (1975), concluiu o doutoramento (Biologia de Leveduras no IGC) em 1984, realizou pós-doutoramento (Biologia Molecular de Pseudomonas) no Centro Médico da Universidade de Illinois em Chicago (1985/86), obteve a agregação em 1992 pelo IST.
Professora Catedrática do IST desde 1995, iniciou e coordena a área de Ciências Biológicas. É Coordenadora do Grupo de Ciências Biológicas do iBB-Instituto de Bioengenharia e Biociências e membro da sua Comissão Coordenadora. É membro do Conselho Científico do IST e do Conselho Geral da Ǵ.
Coordena, no IST, os Mestrados em Biotecnologia, em Microbiologia (conjunto, com as Faculdades de Ciências, Medicina e Medicina Veterinária da ULisboa), Erasmus Mundus euSYSBIO em Biologia de Sistemas (IST, KTH na Suécia, e Univ. Aalto na Finlândia) e o Doutoramento em Biotecnologia. É Diretora do Doutoramento FCT em Biotecnologia e Biociências.
Realiza atividade científica nas áreas de Microbiologia Molecular e Celular, Genómica Funcional e Comparativa e Biotecnologia Microbiana. É co-autora de 220 artigos científicos, 40 capítulos de livros, da base de dados pública YEASTRACT. Presentemente, tem h-index 36 (Web of Science) ou 43 (Google Scholar).
Orientou 14 programas de pós-doutoramento, 27 teses de doutoramento, 36 de Mestrado e várias dezenas de Licenciatura, 20 de alunos Erasmus.
É Presidente da SPM-Sociedade Portuguesa de Microbiologia, diretora do Magazine da SPM, delegada ao FEMS Council. Foi Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia e Diretora do Boletim de Biotecnologia (1993-2011).
É membro dos corpos editoriais de FEMS Yeast Research, Microbial Cell, OMICS, e editora associada de BioMed Research International. Serviu no corpo editorial da Applied and Environmental Microbiology (1997-2006) e editou 3 Special issues de revistas internacionais.
Tem servido em painéis de avaliação de várias agências financiadoras nacionais e internacionais, entre elas o European Research Council.
Prémio Estímulo à Excelência (2004), Prémio Científico (Bioquímica) Universidade Técnica de Lisboa/Santander Totta (2009), Académica- Correspondente (Ciências Biológicas) da Academia das Ciências de Lisboa.
Colabora, desde 2009, com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), presidindo à Comissão de Avaliação Externa “Bioquímica e Biotecnologia Ensino Universitário”.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!