Investigadora do IMM vence Prémio Pessoa 2013
Maria Manuel Mota, Investigadora do (IMM) da Ǵ, venceu o Prémio Pessoa 2013. A distinção foi anunciada hoje no Palácio de Seteais, em Sintra, por Francisco Pinto Balsemão que preside ao júri do galardão.
Na fundamentação da decisão o júri lembrou que a malária é hoje "uma das causas principais de mortalidade a nível mundial", salientando que o trabalho liderado por Maria Manuel Mota "tem desenvolvido investigação fundamental com vista a esclarecer os mecanismos pelos quais o parasita se desenvolve no hospedeiro humano."
O presidente do júri sublinhou que "a compreensão dos processos" estudados pela vencedora do Prémio Pessoa 2013" é indispensável para o desenvolvimento de estratégias de tratamento e prevenção" da malária, "nomeadamente através da vacinação." Neste ponto, Francisco Pinto Balsemão destacou ainda que o trabalho do grupo de investigação do IMM liderado por Maria Manuel Mota "recebeu recentemente um financiamento significativo da Fundação Bill & Melinda Gates."
O Prémio Pessoa, no valor de 60 mil euros, é atribuído anualmente a uma personalidade que “tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país”.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!