Ǵ

Skip to main content
Research and Innovation

Investigadores da ULisboa estudam proteínas envolvidas em patologias humanas

Legenda: Mecanismo molecular de formação de amiloide na amiloidose relacionada com a diálise
Fonte: Cedida por PFNF

Investigadores do (CFMCUL), do grupo Molecular Modelling and Simulation, integrado no grupo de Química Inorgânica e Teórica do (ULisboa) e da estudam as origens microscópicas, com recurso a simulação computacional, de uma patologia fatal, a amiloidose relacionada com a diálise.

A amiloidose relacionada com a diálise, que afeta doentes com insuficiência renal grave, manifesta-se na maior parte dos pacientes com mais de dez anos de hemodiálise (cerca de 700.000 em todo o mundo). O artigo “” - publicado em maio na PLoS Computational Biology, a revista mais prestigiada na área da Biologia Computacional - evidencia o trabalho que a equipa de cientistas da ULisboa e da Universidade de Harvard desenvolveu com o objetivo de compreender a génese molecular da patologia e, dessa forma, encontrar uma solução para estes doentes.

Os resultados alcançados com a investigação revelam que foi encontrada uma explicação microscópica para o aumento do potencial amiloidogénico da DN6-b2m com o abaixamento de pH, conseguindo esclarecer porque é que a amiloidose é mais eficaz precisamente nos locais onde se acumula a proteína e onde a inflamação faz baixar o pH. Atualmente, a equipa interdisciplinar estuda uma nova mutante da beta-2-microglobulina com interesse biomédico e os resultados obtidos até à data são bastante promissores.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Latest news

Applications Open for the CoDaS Master’s Degree
ULisboa joins the Unite! alliance's ‘Solve & Unite! Hackathon’
University of Lisbon among the best in Europe in the European Spinouts Report 2025